domingo, 5 de julho de 2009

DESIS Network website


DESIS is a network of schools of design and other schools, institutions, companies and non-profit organizations interested in promoting and supporting design for social innovation and sustainability. It is a light, no-profit organization, conceived as a network of partners collaborating in a peer-to-peer spirit.It is articulated in several DESIS-Local (that are sub-networks within a specified local area). DESIS-International is therefore the framework where the different DESIS-Local coordinate themselves and where some global initiatives are taken.


More information:

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ronaldo fenômeno (mais um gol)



Mais um gol de Ronaldo fenômeno. Um lindo drible que desconcertou o zagueiro Índio, na vitória do Corinthians sobre o Internacional por dois a zero, válido pelo primeiro da fina da Copa do Brasil de 2009.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Mário Prata




Ontei fui tomar café com meu irmão, Rafael, no Armazém (ou na Mirian, como sempre falamos) do Open Shopping de Jurerê Internacional. Nos dirigimos a parte interna do estabelecimento, já que fazia frio. No momento em que nos sentamos, senti que meu irmão estava tenso, nervoso, ele sussurrou algo que eu não consegui compreender: "é o mrrrsrsrsrsr". Eu respondi: "O quê?" Ele repetiu: "É o Mário Prata?". Estávamos em frente ao balcão (meu rosto dava de cara com ele), que divide o Armazém em duas partes: um espaço em forma de "L" a minha direita, onde fica a banda e as mesas; e um espaço retangular a minha esquerda, onde fica o buffet e mais algumas mesas. Veio a garçonete, nos entregou os cardápios e pedimos dois cafés com leite. Olhei, lentamente, para a direita: para a banda, para as mesas com algumas pessoas, vi a Mirian (proprietária do Armazém), que me cumprimentou; olhei para o balcão e dei uma acenada para a Manu (filha da Mirian). Meu irmão disse: "Então, é ele?", "Aonde?", respondi. Ele disse: "Ali!", e virou os olhos para minha esquerda. Finalmente, virei para a esquerda e dei de cara com Mário Prata tomando uma garrafa de vinho. Olhei rapidamente, virei para meu irmão, e disse: "É ele!".


Os cafés chegaram e enquanto tomávamos ficamos discutindo sobre quem tomaria a iniciativa de tentar "puxar um papo" com o ilustre escritor. "Tu vais", "Vais tu", "Vai tu", "Vai toma no..." Rafael, inclusive confessou que estava disposto a buscar o livro "Sete de Paus", que estava em nossa casa. Neste momento Miriam veio a nossa mesa, nos deu beijinhos e sentou para conversar. Perguntou se eu tinha escapado do escritório (sempre vou até a Miriam com o pessoal da Paradesign), eu disse que feriado era feriado. Mirian estava com saudades do pessoal, do Célio, do Ricardo e do Jair (este último cliente da paradesign, morador sazonal de jurerê, que sempre nos acompanha nos buffets de sopa na Mirian).


Depois, Mirian foi até a mesa de Mário Prata. Enquanto isso, meu irmão insistia que eu deveria "puxar o papo" com o Mário Prata e, então, ele entraria de fininho na conversa. Quando senti que a responsabilidade de falar com o escritor era minha, constatei que precisava de mais uma xícara de café. Pedi, o Rafael também. Tomamos. Olhei para o Rafa e perguntei: "queres mais um café?", ele disse que não. Falei: "então eu vou lá falar com ele."...

...A história continua...só preciso de tempo para escrever...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Marco Ogê no programa Interferência



Entrevista de Marco Ogê, designer, ao programa Interferência(Rede Cabo Visão), na semana nacional do design (09/11/2007).

segunda-feira, 8 de junho de 2009

World Community Grid

Quem somos nós

O World Community Grid's tem a missão de criar o maior público de computação grid para o benefício da humanidade. Nosso trabalho é construído sobre a crença de que a inovação tecnológica combinada com a visionária investigação científica e em grande escala voluntariado pode mudar o nosso mundo para melhor. Nosso sucesso depende de pessoas - como você -coletivamente contribuindo com a utilização do tempo ocioso do seu compudador para essa ação sem fins lucrativos.

Como você pode ajudar

Doando o tempo quando seu computador está ligado, mas está ocioso, para projectos que beneficiem a humanidade! Nós fornecemos o software seguro que faz tudo de graça, e você se torna parte de uma comunidade que está ajudando a mudar o mundo. Depois de instalar o software, você vai participar da World Community Grid. Nenhuma outra ação deve ser tomada, é tão simples quanto isso! Para saber mais e participar, clique no botão abaixo.

http://www.worldcommunitygrid.org/

Who We Are

World Community Grid's mission is to create the largest public computing grid benefiting humanity. Our work is built on the belief that technological innovation combined with visionary scientific research and large-scale volunteerism can change our world for the better. Our success depends on individuals - like you - collectively contributing their unused computer time to this not-for-profit endeavor.

How You Can Help

Donate the time your computer is turned on, but is idle, to projects that benefit humanity! We provide the secure software that does it all for free, and you become part of a community that is helping to change the world. Once you install the software, you will be participating in World Community Grid. No other action must be taken; it's that simple! To learn more and join, click the button below.

http://www.worldcommunitygrid.org/

domingo, 7 de junho de 2009

O cinema de referência na ótica de Quentin Tarantino


O 19o. Encontro Nacional dos Estudantes de Design (NDesign Pernambuco 2009) oferecerá a oficina "O cinema de referência na ótica de Quentin Tarantino", que mostra algumas influências da criação do diretor norte-americano. A mesma oficina foi ministrada por mim no NDesign Floripa 2007, onde tive o orgulho de conhecer a designer gráfica Polli Di Castro. Polli foi participante em 2007, agora será ministrante junto comigo. São fatos magníficos que só o NDesign pode proporcionar!

http://www.ndesignpe.org/oficinas-selecionadas

Marco Ogê no programa Tribuna



Entrevista de Marco Ogê ao programa Tribuna da Comunidade (Rede Bela Aliança de Televisão), no dia nacional do design (05/11/2007).

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia mundial do meio ambiente 2009/ World Environment Day 2009



O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. Os principais objetivos das comemorações são:1. Mostrar o lado humano das questões ambientais; 2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; 3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; 4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
O tema do Dia Mundial em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele reflete a urgência de que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.
Este ano, o México será a sede mundial das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente o que reflete o engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
Em linha com seu forte engajamento nas questões ambientais, o México é um dos países que mais contribuiu com a campanha 7 Bilhões de Árvores, desenvolvida pelo PNUMA. http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese
O presidente do México, Felipe Calderón, afirma que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente "irá destacar a determinação daquele país em gerenciar adequadamente seus recursos naturais e lidar com o mais exigente desafio do século 21 - as mudanças climáticas."



World Environment Day (WED) was established by the UN General Assembly in 1972 to mark the opening of the Stockholm Conference on the Human Environment.
Commemorated yearly on 5 June, WED is one of the principal vehicles through which the United Nations stimulates worldwide awareness of the environment and enhances political attention and action. The day's agenda is to:
Give a human face to environmental issues;
Empower people to become active agents of sustainable and equitable development;
Promote an understanding that communities are pivotal to changing attitudes towards environmental issues;
Advocate partnership which will ensure all nations and peoples enjoy a safer and more prosperous future.
The theme for WED 2009 is 'Your Planet Needs You-UNite to Combat Climate Change'. It reflects the urgency for nations to agree on a new deal at the crucial climate convention meeting in Copenhagen some 180 days later in the year, and the links with overcoming poverty and improved management of forests.
This year’s host is Mexico which reflects the growing role of the Latin American country in the fight against climate change, including its growing participation in the carbon markets.
Mexico is also a leading partner in UNEP's Billion Tree Campaign. The country, with the support of its President and people, has spearheaded the pledging and planting of some 25 per cent of the trees under the campaign. Accounting for around 1.5 per cent of global greenhouse gas emissions, the country is demonstrating its commitment to climate change on several fronts.
Mexican President Felipe Calderon states that the WED celebration will “further underline Mexico's determination to manage natural resources and deal with the most demanding challenge of the 21st century – climate change.”

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Transmissão ao vivo - Projeto LOLA Brasil / Live Transmission - LOLA Project Brazil


Os resultados da aplicação da metodologia LOLA na disciplina Eco-Design do curso de graduação em Design Gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) serão transmitodos ao-vivo pela internet. Essa transmissão será viabilizada pelo site do Núcleo de Abordagem sistêmica do Design (NasDesign) - www.nasdesign.ufsc.br/aovivo -, a partir das 8h30min do dia 05/06/2009.




The results of applying LOLA methodology in the Eco-Design course of the undergraduate Graphic Design program, from the Federal University of Santa Catarina (UFSC), have live-transmission to the Internet. This transmission is possible at site of Center for Systemic Approach to Design (NasDesign) - www.nasdesign.ufsc.br/aovivo - from the 8h30min, in 5th June 2009.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Apelo aos tripulantes do voô Airfrance 447

Sugiro que façamos uma oração coletiva aos tripulantes do vôo Airfrance 447 (Rio-Paris) e aos seus familiares e amigos:

Pai Nosso que estais no céu,santificado seja o vosso nome,vem a nós o vosso reino,seja feita a vossa vontadeassim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos daí hoje,perdoai-nos as nossas ofensas,assim como nós perdoamosa quem nos tem ofendido,não nos deixei cair em tentaçãomas livrai-nos do mal.

Amém.

domingo, 31 de maio de 2009

NDesign Pernambuco 2009


Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (NDesign). O evento será realizado entre os dias 18 e 25 de julho, em Pernambuco - a previsão é de reunir mais de três mil estudantes de todo o Brasil. Pelo site oficial do NDesign é possível se inscrever para participar das atividades ou mesmo se candidatar a ministrar algumas ações. Os preços das inscrições variam de acordo com a data em que o participante se inscreve. O tema deste ano é "Design Social". A organização propõe a discussão de uma nova abordagem do design, que leve em consideração fatores como inclusão social e sustentabilidade, a interação entre design e sociedade. Entre as atividades que deverão acontecer no NDesign estão o Expobit, onde os estudantes expõem sua produção acadêmica; mesas redondas, oficinas, plenárias, rodadas de portfólios, seminários, desfile de moda e bazar. A base do Encontro será em Olinda, na faculdade Aeso-Barros Melo, mas o evento terá atividades em outras cidades do estado: na vizinha Recife e ainda em Caruaru e Cabo de Santo Agostinho. Por isso, é a primeira vez que um estado é considerado a sede do ENE em vez de uma cidade.
Informações e inscrições

sábado, 30 de maio de 2009

Inovação Social por Ezio Manzini / Social Innovation by Ezio Manzini



Inovação Social por Ezio Manzini, gravado no Service Design Symposium em Copenhagen.

mais informações:
www.ciid.dk/symposium

Social Innovation by Ezio Manzini, recorded at the Service Design Symposium in Copenhagen.

more information:
www.ciid.dk/symposium

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Guarda do Embaú


Linda Guarda do Embaú, Palhoça, SC, Brasil.
Beautiful Guarda do Embaú, Palhoça, State of Santa Catarina, Brazil.

domingo, 24 de maio de 2009

Talento Volkswagen Design 2009



Estão abertas as inscrições do concurso Talento Volkswagen Design 2009.

TEMA

"VW urbano"

O VW urbano em 2029:

- Prazer de dirigir e privacidade

- A Era Verde

O que você espera do amanhã?

O Talento VW Design 2009 abre caminho para a reflexão sobre o futuro próximo, visando estimular propostas de veículos que tenham como principal finalidade otimizar as relações de tráfego e trânsito, permitindo essencialmente o prazer de dirigir e a privacidade do indivíduo, e incluindo a minimização dos impactos ecológicos e sociais tanto na produção quanto na circulação dos mesmos.

Cronograma:


1. Shape Design
1ª fase
Inscrições e envios de trabalhos
de 04 de maio a 31 de julho
Anúncio de 15 finalistas para a 2º fase
17 de agosto
2ª fase
Teste de aptidão
18 de setembro
Anúncio de 10 finalistas para final
29 de setembro
Fase Final e Premiação
Apresentação e defesa do projetoe divulgação dos vencedores
27 de novembro

2. Design de Acabamentos: Color & Trim
1ª fase
Inscrições e envios de trabalhos
de 04 de maio a 31 de julho
Anúncio de 10 finalistas para a 2º fase
17 de agosto
2ª fase
Teste de aptidão
25 de setembro
Anúncio de 05 finalistas para final
29 de setembro
Fase Final e Premiação
Apresentação e defesa do projetoe divulgação dos vencedores
27 de novembro

**Todas as despesas de viagem, translado e hospedagem são de responsabilidade do participante**

**Todas as datas estão sujeitas a alterações, conforme necessidade da comissão organizadora**

Mais informações em:

http://www.vwbr.com.br/design/

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Comunidade Colaborativa Criativa



O projeto de pesquisa "Comunidade Colaborativa Criativa", desenvolvido pelo Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (Nas DESIGN) iniciou sua fase de Pesquisa-ação. Isso ocorreu por meio da dissertação de mestrado "A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso Guarda do Embaú", do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico; desenvolvido pelo mestrando Marco Ogê Muniz, sob a orientação do professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo.

Ogê está convivendo com a comunidade da Guarda do Embaú num processo de Pesquisa-ação. Em contrapartida, o mestrando oferecerá um curso de inclusão digital aos moradores tradicionais locais. De agora em diante, alguns passos do processo serão postados aqui.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability


Hoje foi lançado o site do projeto DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability (Design para Inovação Social e Sustentabilidade).
Today it launched the website of the project DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability.

domingo, 17 de maio de 2009

Ronaldo Fenômeno (entrevista sabatina)

Trechos da entrevista de Ronaldo Fenômeno na sabatina da Folha de São Paulo.

sábado, 16 de maio de 2009

Sandra Ramalho e Oliveira


Hoje dedico uma sessão especial a professora Dra. Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Em 2006, ela participou da minha banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), "Estudo da Conformação Comunicativa dos Produto", e me incentivou a seguir para o Mestrado e ingressar na carreira acadêmica. "Tu tens o perfil", dizia ela. Agradeço até hoje por esse conselho.
Sandra Ramalho é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1998 e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986). Fez pós-doutoramento na França na área de Semiótica Visual, sob a direção de Andrea Semprini (2002). Atualmente é pesquisadora e professora de Ensino Superior da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atuando na graduação em Artes Visuais e em Design e no Programa de Mestrado em Artes Visuais como professora e orientadora. É Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Educação do CNPq e membro da InSEA (International Society of Education through Art), ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), AICA (Association Internationale de Critiques d'Art) e ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne, do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina, da Comissão Municipal de Arte Pública de Florianópolis e do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. Entre diversas publicações é autora dos livros "Imagem também se lê", "Moda também é texto" e organizadora, com Sandra Makowiecky, de "Ensaios em torno da Arte". Foi Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino de Graduação (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade da mesma Universidade (2003). Foi presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008).
Como se não bastasse, ela fez Post-doc na Université Des Sciences Et Technologies de Lille, além de ser: 1 - Ex-Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP (Gestão 2007-2008)2 - Membro da Association International de Critiques d'Arte - AICA3 - Membro da ABCA, Associação Brasileira de Críticos de Arte 4 - Membro da Associação Internacional de Semiótica Visual5 - Consultoria para Editora da UFSM6 - Membro Instituidor da Fundação Jerônimo Coelho, mantenedora da TV Cultura de Florianópolis7 - Membro Institudor do Instituto Carl Hoepcke8 - Membro da International Association of Education through Art/InSEA.
Segue abaixo, para divulgação, o e-mail que recebi da professora:
A Fundação Cultural Badesc lança no dia 20 de maio, às 18h30, os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas” e “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, ambos publicados pela editora da Udesc e organizados pelas professoras Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Udesc. O primeiro livro é uma coletânea de textos que registra a construção da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, a ANPAP, desde a sua fundação na década de 1980 até 2008, incluindo a atuação de todos os ex-presidentes. O livro é uma das formas de comemorar o aniversário de 20 anos, contando um pouco da história das pessoas que destinaram seu empenho e seu tempo para a criação e a consolidação da ANPAP, entidade que é pilar fundamental na construção da excelência da pesquisa em arte no Brasil. A segunda obra também é uma coletânea de textos, mas com os resultados das análises das produções acadêmicas dos pesquisadores filiados à Anpap nos últimos 10 anos. São cinco textos críticos escritos por seis estudiosas de arte que, na opinião das organizadoras da obra, tem estilos distintos e abordagens diferentes, que conferem “ritmo e movimento ao livro, em seu todo”. Segundo Sandra Makowiecky e Sandra Ramalho, cada autora mostra uma autocrítica de sua subárea, algumas vezes, deixando a reflexão a cargo do ouvinte, agora leitor; outras vezes, apresentando uma crítica contundente mesmo; ou ainda, em alguns momentos, usando a estratégia da ironia para a autocrítica. O livro contém ainda análises da demanda por financiamento na área de artes no CNPq e na CAPES. Os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 144 páginas, R$ 20,00. “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 79 páginas, R$ 20,00.
Sandra Ramalho
Sandra Makowiecky
Fundação Cultural BadescRua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
(48) 3224-8846
Lena Peixer
diretora de artes e eventos
Jeferson Lima
assessoria de imprensa

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Diseño para la innovación social (Chile) / Design for social innovation (Chile)*


Iniciativa/ Main Project
La idea principal de esta iniciativa es exponer los proyectos que se están realizando desde el diseño con fines sociales. Mejorar la calidad de vida de las personas, aminorar brechas entre ricos y pobres, realizar iniciativas de sustentabilidad ambiental, entre otros. Esperamos que este sitio trascienda al diseño y se transforme en algo de lo que podamos hablar y hacernos cargo desde nuestro propio contexto.
Contexto para la innovación social en Chile (Mínimo UTPCH/ DNOPUC)
Chile es un país de economía emergente, así como lo es Asia, África y el resto de Latinoamérica. Muchas empresas se han interesado en este hecho y focalizan sus esfuerzos en “conquistar” estas economías durante los próximos 10 años (Unilever, Nokia, Simens, Microsoft, etc.). Identificando esto, un grupo de economistas desarrollaron el concepto “Fortuna en la Base de la Pirámide” (Ck Prahald, Stuart Hart World Resources Institute: Strategy and Business issue 26 (revista digital) www.digitaldividend.org/pdf/bottompyramid.pdf , 2006.), entendiendo que los quintiles más pobres de la sociedad (la base) son mercados rentables a los cuales afectar, ya que son amplios en número de personas (4.000 millones de personas en el mundo), tienen necesidades básicas irresueltas (necesidades de diseños y productos) y son reconocidos consumidores de valor.
Context for Social Innovation in Chile
Chile is a country with an emerging economy, such as Asia, Africa and the rest of Latin America. Many enterprises had been interested in this fact, focusing their efforts in “conquering” these economies in the next 10 years (Unilever, Nokia, Siemens, Microsoft, etc.). Identifying this, a group of economists developed the concept “Fortune at the Bottom of the Pyramid (Ck Prahald, Stuart Hart World Resources Institute: Strategy and Business issue 26 (revista digital) www.digitaldividend.org/pdf/bottompyramid.pdf , 2006.), understanding that the poorest people in society (the bottom tiers) are profitable markets to affect. They are wide in number (4.000 thousands of people in the world), they have basic unresolved necessities (need for design and products) and they are recognized as valuable consumers.
Desde el diseño nos hacemos cargo

Es por ello que desde el diseño y la multidisciplina, nos hemos hecho cargo de ir catalizando a distintos actores del escenario nacional e internacional para explorar estos temas y posicionarlos oportunamente en el país, teniendo la convicción que se puede generar un impacto social considerable con las soluciones desarrolladas, emprendimientos sustentables para las empresas y un nicho nacional de diseño. Nuestra filosofía de investigación, plantea que sólo desde el estudio metódico de las personas (investigación centrada en el usuario + Design Thinking), se podrán vislumbrar sus necesidades, las que acotadamente se resuelven desde la creatividad y la creación de productos o servicios. A partir de esto se desarrollan iniciativas que además de ser soluciones que potencian las actividades de los usuarios, deben considerar el entorno económico del país y del segmento, por lo que las estrategias de canales de distribución, de una escala de valor atingente y entender los propios comportamientos de compra o de adquisición actuales de las personas, supone ser la clave para poder mejorar la calidad de vida de los usuarios generando rentabilidad a las empresas, es decir, generar soluciones aplicables e integrales.
We get involved through design.
From design and multidisciplinary research, we have been in charge of catalyzing different actors in the national and international scene to explore these topics and position them right away in the country. We have the conviction that we can generate high social impact with the developed solutions, sustainable venture initiatives for enterprises and the creation of a niche for Chilean design. Our research philosophy stands that methodic user centered studies helps us to identify necessities which, straitened, are solved through creativity, product and service design. From these facts, the solutions developed do empower the user activities. They should understand the economic environment of the country and the segment. The solutions should consider the “Distribution Channel Strategy”, including the own acquisition and shopping behavior that the user has. This is supposed to be the key to improve the quality of life of the users generating high profitability to the enterprises. In summary, make great design solutions that can be applied in the market.
* texto extraído, na íntegra, do site: http://www.innovacionsocial.cl/

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bauhaus Archiv museum fur gestaltung

Português
Quando estive em Berlim, visitei o Bauhaus Archiv museum fur gestaltung. Toda aquela história que ouvíamos na faculdade sobre a Bauhaus e tudo que lemos nos livros sobre a escola puderam ser observadas de perto. A sensação é inexplicável, só indo pessoalmente para conferir. Vi obras de Wassily Kandinsky, Walter Gropius, Marcel Breuer, Max Bill, etc. Um verdadeiro mergulho aos pioneiros da história do design.
English
When I was in Berlin, I visited the Bauhaus Archiv Museum fur Gestaltung. Every story that I heard in college about the Bauhaus and all the books that we read about the school could be observed closely. The feeling is inexplicable, only going to give personally. I saw works of Wassily Kandinsky, Walter Gropius, Marcel Breuer, Max Bill, etc.. A true pioneer in the diving history of design.

sábado, 9 de maio de 2009

Victoria Thoresen



Português
Em Berlim conheci a presidente da CCN, Victoria Thoresen, que me recebeu com cordialidade. Victoria Thoresen Wyszynski é Professora Associada de Educação no University College, em Hedmark, Noruega, e gestora de projecto da Consumer Citizenship Network (Rede de Cidadania do Consumidor). Thoresen tem se especializado no desenvolvimento curricular, na educação global, na educação para a paz, o no valor de base da educação, na aprendizagem ao longo da vida e na educação dos consumidores. Além de muitos anos de experiência como professora e professora formadora, Thoresen foi membra do conselho nacional norueguês de revisão do currículo nacional do país e também um membra do Comité Nacional Norueguês para a educação dos consumidores. Thoresen, escreveu livros didáticos para as escolas de formação de professores e tem funcionado como consultora internacional educacional. Ela é, atualmente, assistente do PNUMA e da U.N. Marrakech Process Task Forces no desenvolvimento de um currículo de base para a educação para o consumo sustentável. Por anos, ela foi presidente do conselho de administração do Centro Norueguês da Paz e membra da National Spiritual Assembly of the Baha’is da Noruega. Thoresen tem a função também de perito internacional contribuindo para a criação de normas internacionais (26.000) para a Responsabilidade Social. Foi um prazer!

English
In Berlin I met the president of CCN, Victoria Thoresen, who received me with warmth. Victoria Wyszynski Thoresen is Associate Professor of Education at the Hedmark University College in Norway and project manager of the Consumer Citizenship Network. Thoresen has specialized in curriculum development, global education, peace education, value-based education, lifelong learning and consumer education. In addition to many years of experience as a teacher and teacher trainer, Thoresen has been a member of the Norwegian national board for revision of the country’s core curriculum and also a member of the National Norwegian Committee for consumer education. Thoresen has written textbooks for schools and teacher training and has functioned as an international educational consultant. She is presently assisting UNEP and the U.N. Marrakech Process Task Forces in the development of a core curriculum for education for sustainable consumption. For a number of years she was chairman of the board of the Norwegian Peace Center and a member of the National Spiritual Assembly of the Baha’is of Norway. Thoresen functions also as an international expert contributing to the creation of International Standards (26000) for Social Responsibility. It was a pleasure!.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

LOLA Project Brazil


Português
Está no ar o site do projeto LOLA Brasil, através da plataforma habilitante SEP - Sustainable Everyday Project. Lá estarão postadas as ações LOLA desenvolvidas pelos embaixadores brasileiros.
Link:
English
Its online the site of the project LOLA Brazil, through the enabling platform SEP - Sustainable Everyday Project. There will be posted LOLA actions taken by Brazilian ambassadors.
Link:

terça-feira, 5 de maio de 2009


Português
Hoje resolvi falar sobre meu ilustre orientador: o professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) e da graduação em Design da UFSC, pesquisador do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (Nas DESIGN) e Embaixador-LOLA no Brasil.
Seu ativismo social e ambiental é admirável, chegando ao ponto de se tomar a atitude de acorrentar-se a uma árvore para impedir que ela fosse derrubada.
As pesquisas acadêmicas também são inúmeras. Ontem o professor me contou que já participou de mais de 200 bancas (incluindo graduação, mestrado e doutorado). Tenho orgulho de ser seu orientando de mestrado.
English
Today I decided to talk about my illustrious professor: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo holds a Doctor’s degree in Production Engineering, bestowed on him by the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in Brazil, where he presently is a faculty member, teaching both at the Graduate Program of Design and Graphic Expression (PósDesign), and at the undergraduate course of Graphic Design. He is a researcher of the Systemic Approach of Design Center (Nas DESIGN) and LOLA Ambassador.
Its social and environmental activism is admirable, even to the point of taking the attitude of shackle themselves to a tree to prevent it being overturned.
The academic research are also numerous. Yesterday the professor told me that already participated in more than 200 stalls (including graduate, masters and doctorate). I am proud to be your advisor of master's degree.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LOLA brocure para download


O livro sobre o projeto LOLA “LOLA: Looking for Likely Alternatives. A didactic process for approaching sustainability by investigating social innovation”edited by François Jégou, Victoria Thoresen, Ezio Manzini, 52 colour pages,SEP/CCN, March 2009, está disponível para download na plataforma habilitante do projeto.
O capítulo "LOLA for Eco-design courses in Brazil", escrito pelo prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo e pelo mestrando Marco Ogê Muniz conta a história da implementação da LOLA em Florianópolis.
Link:

domingo, 3 de maio de 2009

Arthur Dahl e Emanuela Emilia Rinaldi


As apresentações de Arthur Lyon Dahl, "The Financial Crisis and Consumer Citizenship", e de Emanuela Rinaldi, "Putting money into teenagers’ hands: from economic socialization studies to actions for promoting responsible consumption", fizeram parte da sessão temática "Track 1: Understanding Consumer Citizenship Behaviour" da sexta CCN Conference.
Arthur Dahl é Presidente do International Environment Forum,Coordenador do Environmental Diplomacy Programme; faz parte do Conselho Diretivo do European Bahá'í Business Forum, do Conselho de Administração do Global Islands Network, é parceiro do Values-based indicators project, responsável pelo Islands Web Site, é ex-coordenador do UN System-Wide Earthwatch, auxilia na organização do Integrated Global Observing Strategy (IGOS) Partnership, é ex-diretor da UNEP Coral Reef Unit, ex-diretor adjunto da UNEP Regional Seas Programme.
Emanuela é Doutora pela Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália. Ela estuda temas relacionados a caminhos de socialização econômica, relação de adolescentes com as novas tecnologias (celular), sociologia do dinheiro e a educação dos consumidores, sociologia do turismo, assim por diante.
Ambos deram um show de conhecimento em seus discursos. Foi um prazer assistí-los e tirar essa fotografia com eles.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Suzana Gueiros


Após sua excelenete palestra "O ecodesign com base nas normas ISO14000", de encerramento do ENSUS 2009, tirei uma foto com a simpática Prof. Suzana Gueiros, Dra. UFRJ. A professora conseguiu falar de ISO com probriedade e bom humor. Tenho a palestra gravada. Já é uma valiosa fonte de estudos!

domingo, 19 de abril de 2009

Dinossauros e jovens designers


Galera reunida em minha casa para um churrasco movido a muita cerveja. João Calligaris Neto (designer gráfico), eu, Allexandra (graduanda em design gráfico e pernanbucana arretada), Ricardo (designer industrial) e Célio Teodorico (designer industrial). Organizei a essa reunião entre os dinossauros do design, remanescentes do Laboratório Brasileiro de Design (LBDI), e os jovens designers, principalmente, para apresentar os profissionais a Allexandra, organizadora do N Design Pernambuco 2009. Foi muito massa!

domingo, 12 de abril de 2009

George O. Banja


A partir de hoje postarei, aos poucos, as imagens das pessoas que conheci na sexta conferência da CNN, em Berlim. A primeira fotografia foi tirada com George O. Banja, C.E.O. da Consumer Watch (COWA) do Kênia. Ele me mostrou alguns produtos artesanais do seu País, lindos vasos pintados com tinta natural. Contei a ele que minha dissertação trata das comunidades tradicionais locais e a partir daí tivemos longas conversas a respeito de diferentes culturas.
Foi um prazer conhecê-lo, irmão africano!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Leila Amaral Gontijo


Na reunião comemorativa de aniversário do prof. Dr. Eugenio Merino conheci pessoalmente a prof. Dra. Leila Amaral Gontijo. Digo "pessoalmente" porque já conhecia diversas publicações da pesquisadora, uma das primeiras designers a ingressar na academia. Foi um prazer imenso conhecê-la. Uma pessoa muito simples e simpática. Sentamos a mesa eu, o prof. Dr. Luiz Fernando (meu orientador), a prof. Dra. Eliete Ourives (esposa do prof. Luiz), a prof. Leila Gontijo e seu esposo. Falamos mto sobre culinária, especialmente sobre culinária mineira (Leila é mineira). Falamos também sobre a culinária francesa, já que Leila fez seu doutorado na França. Eu me senti o máximo!

Dêem uma olhadinha no currículo da mocinha:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=H2790

domingo, 29 de março de 2009

LOLA Ambassador


O professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, meu orientador, e eu, Marco Ogê Muniz, fomos oficialmente nomeados embaixadores LOLA - Looking for Likely Alternatives. É um prazer para nós dar seguimento ao trabalho iniciado em 2008, investigar casos de inovação social em Santa Catarina e mostrá-los a sociedade. O ultimado ocorreu em Berlim, na Alemanha, no dia 23 de março de 2009. Estamos felizes!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Viva Ronaldo Fenômeno

Parabéns Ronaldo. Eu estou torcendo por ti. Confesso que chorei quando vi esse gol. Viva o Ronaldo Fenômeno.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Exemplo de abordagem sistêmica do design

Vídeo que mostra um exemplo de aplicação da abordagem sistêmica do design.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

The sixth CCN international conference


Nos dias 23 e 24 de março de 2009, ocorrerá em Berlim a sexta conferência da CNN (sixth CCN international conference) com o tema "Making a difference - Putting Consumer citizenship into action" (Faça a diferença - coloque a CNN em ação). No evento haverá o lançamento do livro que relatará as experiências do projeto LOLA (Looking for Likely Alternatives) em diversos países. O capítulo "LOLA for eco-design courses in Brazil" (LOLA no curso de eco-design no Brasil) foi escrito por mim e pelo meu orientador. Ele faz um resumo da nossa experiência com a utilização da metodologia LOLA na disciplina eco-design do curso de Design Gráfico da UFSC no segundo semestre de 2008, durante meu estágio docência. Fomos especialmente convidados para participar do acontecimento. Estamos buscando financiamento para as passagens, tomara que dê tudo certo!

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Designers no Shopping Floripa


Olha aí a turma do design no shopping Floripa. Da esquerda para a direita estão: Ricardo, Eu (Marco Ogê), Brandão (ilustre fotógrafo da ilha), Omar (professor da UDESC), Deise (estagiária da Paradesign e estudante de design) e o dinossauro do design Célilo Teodorico. Quanto vale todo esse pessoal, ein?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Cadeira Cité 1792





Na Paradesign desenvolvi o projeto da cadeira Cité 1792 para a Devant móveis. A cadeira foi projetada para shoppings e estabelecimentos comeriais. Estive na empresa para acompanhar o processo de produção. Parece um filho que nasce!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Seu Paranhos", que figura!


Fui assistir ao jogo "Figueirense X Brusque", válido pela segunda rodada do Campeonato Catarinense de 2009, na cidade de Brusque. Lá encontrei "Seu Paranhos", uma ilustre figura do futebol brasileiro. Para quem não conhece, trata-se de Cícero Paranhos Prado, ex-jogador de futebol. Ele já passou por mais de 26 clubes do Brasil, entre eles o Avaí, o Blumenau (BEC), o Palmeiras de Blumenau e o Juventus de Rio do Sul-SC. Conheci esse ilustre ex-atleta na cidade de Rio do Sul, quando trabalhei por lá. Pai Paranhos, como é conhecido na cidade, é reponsável por um trabalho social municipal que procura reorientar crianças carentes através do futebol. Um exemplo de bom coração! Pena que o Figueira acabou perdendo por um a zero, mas a viagem valeu pelo reencontro.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Lester Brown e Capra


Capra ao lado de Lester Brown, fundador do WWI (Worldwatch Institute). Soh tinha fera no Ecopower 2008.

Capra 2

Conversei com Capra, que me contou que estava encantado com as belezas naturais de Florianópolis. A palestra foi um show. Depois todos os presentes se dirigiarm ao coquetel, onde degustamos uma deliciosa paeja, com vinhos e outras cositas mais!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Fritjof Capra




O mestrado realmente nos proporciona momentos inesquecíveis. Em novembro de 2008 fui ao evento Eco Power Conference (Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade), realizado em Florianópolis. Estive na palestra de abertura, de Fritjof Capra. Demais! Conversei com ele e peguei autógrafos para meus dois livros: "A teia da vida" e "O Ponto de Mutação". Capra é muito simples e simpático.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Imagens Design ISDS




Design ISDS

Da esquerda para direita: Carla Cipolla, Luiz Fernando, Ezio Manzini e Marco Ogê.

Em setembro de 2008 fui ao Rio de Janeiro, com meu orientador, no Evento "Design, Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável" (Design.ISDS 2), onde conhecemos o prof. Dr. Ezio Manzini e a professora Dra. Carla Cipolla. Manzini é considerado "o cara" do Design Sustentável, e Cipolla é a coordenadora nacional da metodologia Looking for likely alternatives (LOLA). O curso e as dicas dos professores fizeram com que minha dissertação tomasse novos rumos. Quem saiba eu vá a Milão fazer o doutorado na Politecnico. Imaginem...

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Um Feliz Natal a todos



Para desejar um Feliz Natal a todos disponibilizo o apelo do World Business Concil for Sustainable Development (Conselho Mundial para o Desenvolvimento Sustentável). O link abaixo mostrará uma linda mensagem natalina:
FELIZ NATAL!

"Amigo da Turma"


Fizeram uma surpresa para mim na qualificação que me deixou extremamente emocionado e honrado. Meus colegas de mestrado (Alber, Luana, Isadora, Clauciane, Maricel, Giselle, acho que não esqueci ninguém) criaram uma camiseta e entregaram-me quando foi passada a palavra ao público presente. Nela há uma caricatira minha com os dizeres "Amigo da Turma", motivo maior do meu orgulho. O pessoal teve o cuidado de não contar nada para minha namorada Andrea, porque, provavelmente, ela não se aguentaria e revelaria o segredo que acabaria com a surpresa. Muito legal, obrigado.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

IADE Conference 2009


Hoje é o último dia (deadline) para submissão de artigos para a Conferência Internacional do IADE 2009 (IADE Conference 2009). O evento comemorará os 40 anos de fundação da IADE de Portugal. Eu enviei, juntamente com meu orientador, um artigo (full paper) e um resumo (abstract). Vamos esperar e torcer pela aprovação de algum deles. Quem quiser enviar trabalhos vale a pena dar um gás antes do natal.

Mais informações na página do evento:
http://www.iade.pt/40iade40/

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Agência para o Desenvolvimento do Design Cerâmico (A2D)



Para quem ainda não conhece vale a pena dar uma visitada na página da Agência para o Desenvolvimento do Design Cerâmico (A2D). Trata-se de uma agência da UFSC que elabora projetos e pesquisas ligadas ao setor cerâmico. A mais nova atração do site é a divulgação das lindas imagens do concurso "Cara Brasil", existe um lindo banco de imagens cerâmicas com as características do País. Tenho muitos amigos que passaram ou que continuam por lá (a Natacha, a Fernanda, o Leo, o Ricardo, a Dafne, o Célio, a Regina - que tive o prazer de conhecer na qualificação do Célio - o Marcelo Resende). TIME GRANDE!
Link da Agência para o Desenvolvimento do Design Cerâmico - A2D

Mensagem de Célio Teodorico



Fiquei emocionado com a mensagem que recebi, via email, de Célio Teodorico (verdadeiro "dinossauro" do design) que dispensa comentários (Designer sênior da Paradesign e vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais). Agradeço muito as palavras sinceras e tomo a liberdade de colocá-las, na íntegra, aqui no blog:

"Boa noite Marco Infelizmente não pude ir assistir a sua defesa,tive que atender um compromisso de trabalho. De qualquer forma, acho que deva ter sido um sucesso e, quero compartilhar com você esse momento...inicio de grandes caminhadas...pequenas totalidades alcançadas formarão uma estrutura que nunca se completa, no entanto é o alimento da alma para continuar. Abraço Célio."

Tudo correu muito bem sim Célio, parte devida ao seu incentivo. Muito obrigado.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Formatura de Eduardo Araújo


No dia 20/12/2008 estive na formatura do meu primo Eduardo Araújo (vulgo Dudão, Dudinha, Badu, etc.) de quem muito me orrgulho. Ele se formou em Contabilidade pela Universidade de São José. O cara é tão inteligente que passou em três instâncias de universidade: municipal, estadual e federal. Na municipal, Universidade de São José (contabilidade), na estadual, UDESC (Engenharia Civil e depois Eduucação Física) e na federal, UFSC (Psicologia). Crânio e meu primo. Parabéns primão.

Devidamente "Qualificado" 2


A banca
A composição da banca foi organizada da seguinte maneira: (da esquerda para direita) Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa (PósDesign UFSC), Prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo (PósDesign UFSC), orientador, e Prof. Dr. Eugenio Merino (PósDesign UFSC). Todos forneceram contribuições valiosas para o enriquecimento do trabalho e julgaram o aluno devidamente qualificado. Ufa! Posso dar uma respirada para dar continuidade ao projeto em 2009.

Devidamente "Qualificado"


A Apresentação
No dia 16/12/2008 apresentei minha proposta de qualificação. Foram trinta minutos de apresentação e vinte minutos para os comentários de cada membro da banca. Procurei apresentar com tranquilidade tudo aquilo que haviamos estudado, eu e meu orientador, ao longo desses 9 meses de mestrado. Durante esse período foram cursadas 7 disciplinas - Fundamentos da Gestão Estratégica do Design Gráfico, Metodologia de Projeto em Design Gráfico, Teoria da Informação e do Conhecimento, no primeiro trimestre; Métodos de pesquisa e Gestão Ambiental na Indústria, no segundo trimestre; e Seminários de Dissertação e Gestão de Design Sustentado no terceiro trimestre; todas em 2008. Ainda foi cumprido o estágio docência com meu orientador na disciplina Ecodesign, da graduação, do curso de Design Gráfico da UFSC. Ufa!

sábado, 20 de dezembro de 2008

Apresentação do blog

Olá, sou Marco Ogê Muniz, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico. Sob a orientação do professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo estou desenvolvendo a pesquisa "A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso Guarda do Embaú", que se configura como minha dissertação. Criei este blog justamente para disseminar os conhecimentos adquiridos no mestrado por meio da rede mundial de computadores. Sou bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que através do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) financia meu processo de investigação. Participo do Núcleo de Gestão de Design (NGD) da UFSC, onde, juntamente com os professores e estudantes do laboratório, posso realizar a aplicação prática dos projetos teóricos em andamento na instituição. Também sou membro do Instituto de Referência em Pesquisa Ambiental Caapuã (Instituto Caapuã), diretor de ecodesign, cujas atividades se assemelham com as do NGD, ou seja, o enfoque na aplicação prática de projetos sociais.
Assim, procurarei divulgar nesse espaço algumas pesquisas, projetos, ações, assim por diante, que jugar interessante para o processo de construção de um design responsável. Por tudo isso, me coloco a disposição de estudantes, profissionais, pesquisadores e interessados ou até professores que queiram saber um pouco mais do que estamos pesquisando.

Abraços a todos,
Marco Ogê.

Links importantes:

Currículo Lattes Marco Ogê
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4235905D1

Currículo Lattes Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727532T9

PósDesign UFSC
http://www.posdesign.ufsc.br/

Capes
http://www.capes.gov.br/

REUNI
http://portal.mec.gov.br/sesu/reuni/index.php

NGD
http://www.ngd.ufsc.br/

Instituto Caapuã
http://www.caapua.org.br/