terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Design não é só forma



Ogê responde (para ouvir o áudio do texto abaixo entre em http://www.ogedesign.com.br/og%C3%AA-responde-claudia-sampaio.php)
Dúvida de Claudia Sampaio
Postado em 16 de janeiro de 2012.


Olá pessoal, aqui quem fala é o Marco Ogê da Ogê Design. Este é o Ogê responde, da Ogê Design. Um espaço para esclarecer dúvidas sobre Design.
Hoje vou responder a uma dúvida enviada por Claudia Sampaio.
Claudia, obrigado pela pergunta. Também quero parabenizá-la pela questão, pois se trata de uma dúvida relevante e que provavelmente outras pessoas possuem. Por isso, ajudando você, acredito estar ajudando a mais gente.
Vou ler o que Claudia encaminhou, ela me escreveu o seguinte:

Ogê, vejo o termo design sendo aplicado em tantas áreas de atuação como, Design de Sobrancelhas, Design de Bolos, Design de Flores, Body Design e etc, são tantos profissionais envolvidos e fazendo tanta coisa linda, que você não acha que as universidades deveriam levar estas áreas para os cursos de graduação. Sou leiga no assunto, mas se o design serve para deixar as coisas bonitas, acho que estes temas poderiam ser abordados na faculdade, onde só se estuda coisa onde não temos muito contato? Obrigada e parabéns.

Claudia, você deve ter escutado ou lido o primeiro Ogê responde. Lá, respondendo a uma dúvida encaminhada por Lilia Castro comentei que:
No campo do Design há uma confusão que, de acordo com Dilnot, acontece porque não há uma distinção clara sobre o Design enquanto processo (ato de projetar), sobre o Design enquanto resultado dessa atividade (objetos e imagens projetados) e sobre o Design enquanto valor (um adjetivo, como na noção de "bom design"). Tudo isso faz parte do Design, mas são campos distintos entre si.
Mesmo assim, a maioria das pessoas confunde essas atribuições. Normalmente as pessoas se referem as formas de um produtos e chamam isso de Design. Frases do tipo "gostei do Design do novo carro", deveriam ser ditas dessa maneira: "gostei das formas do novo carro".
Design não é apenas formas. O Design deve atender a determinadas funções. Existem três funções principais, as quais o Design deve atender: funções práticas, funções estéticas e funções simbólicas.
As funções práticas, por exemplo, são os aspectos fisiológicos de uso do produto. Um avião possui ênfase nas funções práticas, pois antes de ser bonito ele deve ser funcional.
As funções estéticas são os aspectos psicológicos da percepção sensorial durante o uso. O que isso quer dizer? Em outras palavras, são as características dos produtos que fazem com que as pessoas entendam como eles funcionam. Quando se olha para uma escova de dentes, por exemplo, automaticamente nossa memória já processa como poderemos utilizá-la.
Já as funções estéticas são os aspectos sociais do uso. Uma Ferrari é símbolo de status, assim como uma bolsa da Louis Vuitton, assim por diante.
Atender a essas três funções demanda conhecimentos de ergonomia, antropometria, estética, história da arte, psicologia, dentre tantas áreas do conhecimento.
Então, o design serve não só para deixar as coisas mais belas. Deixar as coisas mais belas é uma das atribuições do Design, mas não é a única e talvez não seja a principal.
Espero ter respondido a tua pergunta Claudia, agradeço a oportunidade de esclarecê-la.
Quem quiser encaminhar dúvidas, basta postar a sua pergunta no formulário abaixo.

Abraços e até o próximo Ogê responde.

Referências
BURDEK, Bernhard E.. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: E. Blucher, 2006.
DILNOT, Clive. O Estado da História do Design: problemas e possibilidades (parte 1). Tradução: Ana Cláudia Berwanger. In: Revista Brasileira de Design. Repertório.
LÖBACH, Bernd; CAMP, Freddy Van. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: E. Blucher, 2001.