quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Senai + Design Open House

Senai + Design Open House
Mesa Redonda: A Importância do Design Estratégico

Data: 04/10/2010

Horário: 19h as 20h30

Abordagens:

Conceitos e aplicações de Design Estratégico.

A influência das tendências como ferramenta para o design estratégico e inovação. Cases de sucesso.

ROBERTO GALISAI

Mestre em Design pela Faculdade de Design do Politecnico di Milano, é pesquisador e consultor do POLI.design, Consorzio del Politecnico di Milano, no qual trabalha desde 2005 em seu programa de internacionalização, investigando temáticas relacionadas aos processo de inovação design driver. É responsável pela agência do POLI.design em São Paulo, pelo relacionamento com os clientes e pelo acompanhamento da execução dos projetos no Brasil.

DARIO CALDAS

Sócio- Proprietário do Observatório de Sinais, escritório de macro-tendências e de gestão de marca. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Consultor e autor dos livros: "Universo de Moda", "Observatório de Sinais - Teoria e Prática de Pesquisa de Tendências", "O Homem Assumido" e "A Jóia, o jovem e o luxo emocional".

Local: SENAI Curitiba - Auditório II Unindus

Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico

Seminário nacional de moda - MIC

por: Lauro dos Santos Mesquita

O terminou na manhã desta quarta-feira (29 de setembro) o I Seminário de Cultura de Moda. Desde o dia 27, representantes dos elos da cadeia produtiva do setor e das regiões do país discutiram e elaboraram as diretrizes de um plano de cultura. As propostas apresentadas pelo grupo serão agora redigidas por uma comissão eleita pelos próprios delegados. Trata-se de uma pactuação inédita entre empresários, pesquisadores, organizações não governamentais, estilistas e Estado.
Na visão do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Fernando Pimenta, o seminário é um marco e, ao mesmo tempo, uma pequena fração do trabalho de articulação que terá de ser feito a partir de agora. “Será fundamental termos organização no âmbito dos estados e municípios para avançar”, afirma, ao lembrar também da relação com o poder Legislativo na aprovação de leis que impactam a moda.
Produtora de moda em Campo Grande (MS), Patrícia Albuquerque acredita que a reunião e seus desdobramentos serão fundamentais para o desenvolvimento da moda em seu estado, cuja economia gira em torno da pecuária e do turismo. “Acredito que não apenas o Mato Grosso do Sul, como todo o Centro-Oeste deve se organizar para incluir os artesãos na cadeia produtiva da moda. Temos os recursos naturais para isso ”, recomenda. Para ela, a representatividade regional foi o ponto alto do Seminário. “Não ficamos restritos aos estados que têm grandes indústrias”, diz.
As 25 diretrizes apresentadas se dividem em três eixos: institucional/associativo, criativo e empresarial. O documento final será integrado ao Plano Nacional de Cultura, um planejamento de longo prazo para a política pública no Brasil.