sábado, 4 de dezembro de 2010

Herman Miller mais acessível





Boa notícia para quem suspira pelas cadeiras de trabalho mais ajustáveis, ergonômicas, resistentes e bonitas do mercado. Acaba de ser lançada no Brasil a Sayl Chair, assento mais acessível da família Herman Miller.

A peça foi desenhada por Yves Béhar, um dos expoentes mundiais da jovem geração de designers, depois de mais de mil desenhos, além de 70 protótipos para chegar ao resultado final. “Tudo foi reexaminado”, relatou Béhar, “desde a construção do encosto aos botões menores".

O ponto de partida foi a engenharia das pontes suspensas, como a Golden Gate, de São Francisco. Na Sayl, o encosto tem suspensão sem armação, além de não possuir extremidades rígidas.

Duas invenções tornam esse apoio no encosto possível: a base do assento ArcSpan™ fixa o material de suspensão na parte de baixo do encosto da cadeira; e a estrutura Y-Tower™ no topo da cadeira suspende o material do encosto.

O trabalho de criação da cadeira Sayl atingiu um avanço na tecnologia de assentos. A tensão é maior nas áreas de transição, que vai a partir do tórax até a região lombar e o osso sacro. Ao mesmo tempo, menos tensão em outras partes da cadeira em que se apoiam as costas permite maior movimentação do usuário.

A semelhança com uma vela de embarcação originou o nome Sayl. O "i" da palavra inglesa “sail” (navegar) foi substituído pelo "y" em homenagem à estrutura de mesmo formato.

O design da cadeira segue o amplo protocolo de sustentabilidade da Herman Miller. A utilização da torre de suspensão para suportar a borda emoldurada diminuiu o uso de peças e materiais tornando o produto mais acessível, além de reduzir as emissões de carbono.

Outra medida adotada é a fabricação do produto em três continentes. O transporte é feito em caixas pequenas, gerando assim menos resíduos. A Sayl não utiliza PVC em sua fabricação e é 76 por cento reciclável.

As cadeiras estão disponíveis em cinco modelos com diferentes acabamentos de estofado e encosto. A cadeira Sayl é comercializada pela Atec, com lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Mais informações: www.atecnet.com.br/

Publicado por Agitprop