domingo, 16 de maio de 2010

concurso nova identidade visual da RBPG


Estão abertas, até 4 de junho, as inscrições para o concurso Identidade Visual da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), que selecionará um novo projeto para a identidade visual da revista. Com o novo projeto, espera-se a consolidação da revista como um veículo de prestigio de divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas, além de torná-la o mais interessante possível, do ponto de vista do leitor, permitindo uma maior democratização do conhecimento.

Para participar, é preciso definir a identidade visual da RBPG a partir de projeto que abranja os seguintes elementos: criação da capa da revista utilizando, no máximo, três cores; projeto visual gráfico considerando as dimensões 17x24 cm; e manutenção da logomarca existente – RBPG – em diversos tamanhos. Só podem concorrer alunos regularmente matriculados em cursos de mestrado ou doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Inscrição
Interessados devem preencher a ficha de inscrição presente no edital e apresentá-la à Capes juntamente com o trabalho concorrente. Os envelopes deverão estar lacrados e ser entregues no Protocolo da coordenação, em Brasília/DF – Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 06, CEP 70040-020 – sem qualquer referência ou sinal identificador do autor. Na parte externa do envelope deverão constar exclusivamente os seguintes dizeres: Capes – 2º Concurso Identidade Visual da Revista Brasileira de Pós-Graduação.

Dentro do envelope, deverá conter, ainda, outro envelope, igualmente lacrado, com a ficha de inscrição completamente preenchida. Externamente, neste envelope deverá apresentar as expressões: Inscrição – 2° Concurso Identidade Visual da Revista Brasileira de Pós-Graduação.

Trabalhos encaminhados pelo correio podem ser postados até a data limite, 4 de junho, sendo que o carimbo de postagem será usado para comprovação do fato. Não participarão do concurso materiais apresentados por meio eletrônico. A divulgação dos resultados será no dia 21 de junho, cabendo recurso até o dia 24. No dia 30 será revelado o premiado.

Premiação
O vencedor do concurso será contemplado com uma bolsa de estudos para estágio de doutorando no exterior, com duração de quatro meses, em instituição de reconhecida qualidade na área de Artes Gráficas, Design, Comunicação, Marketing e áreas afins. O prêmio consiste no custeio de uma passagem aérea de ida ao país definido, e retorno ao Brasil, bem como no pagamento de mensalidades de valor idêntico ao das bolsas concedidas pela Capes para a realização de especialização no país considerado, além do seguro saúde.

Mais informações pelo e-mail concursorbpg@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Curso "A fotografia na história da cultura"

Inicia-se no sábado, 22 de maio, na Casa do Saber, unidade Jardins, o curso "A fotografia na história da cultura", que será ministrado por Rubens Fernandes Junior, pesquisador e professor da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado). O curso propõe uma reflexão sobre a história da fotografia a partir do impacto que a técnica teve sobre as iconografias do século 19 e sua articulação com movimentos estéticos e culturais daquele período até a contemporaneidade. O curso será dado em cinco encontros semanais, que acontecerão sempre aos sábados, às 11h00, seguindo até o dia 26 de junho. O custo será R$ 500,00, a serem pagos em duas parcelas. A Casa do Saber fica na Rua Dr. Mário Ferraz, 414 (Jardins), São Paulo. Inscrições e mais informações pelo e-mail: info@casadosaber.com.br, telefone (11) 3707-8900, ou no site: www.casadosaber.com.br.

Lançamento de livro sobre design e pensamento

Será lançado na sexta-feira, 21 de maio, o livro Além das formas: uma introdução ao pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura, de Carlos Zibel Costa. A obra pretende fazer uma introdução às influências do pensamento ocidental contemporâneo nas atividades profissionais dessas áreas. Durante o lançamento, que acontecerá no Centro Universitário Maria Antonia, da USP (Universidade de São Paulo), será realizada mesa-redonda com o tema "Influências do pensamento contemporâneo no design, nas artes e na arquitetura" e a participação de Massimo Canevacci, Marcos da Costa Braga e Marcelo Bicudo. O evento acontecerá das 19h00 às 22h00, e o Centro Maria Antonia fica na Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3255-7182.

Palestra com fotojornalista norte-americano

Será realizada nesta quinta-feira, 20 de maio, no MIS-SP (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), palestra com o fotógrafo Steve McCurry. Membro da celebrada agência de fotojornalismo Magnum, o norte-americano McCurry, que ficou conhecido mundialmente por sua foto de uma refugiada afegã de 13 anos, capa da revista "National Geographic" em 1985, é o primeiro convidado do ciclo de palestras e workhops "Grandes mestres da fotografia" de 2010. A palestra se centrará nas imagens de viagens e retratos do fotógrafo e tem entrada franca, sendo necessária a retirada do ingresso a partir de uma hora antes. O evento acontecerá às 19h30 no auditório do MIS, que fica na Avenida Europa, 158 (Jardim Europa), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 2117-4777 ou no site: www.mis-sp.org.br.

Lançamento de livro e conferência sobre museus

Será lançado nesta quinta-feira, 20 de maio, no auditório do MHN (Museu Histórico Nacional) o livro Museus e comunicação – Exposições como objeto de estudo, resultado do seminário internacional de mesmo nome realizado em outubro do ano passado, que teve a intenção de analisar e discutir a importância das exposições como instrumentos de comunicação nos museus. Com o lançamento, acontecerá conferência de abertura do seminário permanente "Museus para harmonia social" – tema, este ano, da "Semana Nacional de Museus" –, a ser ministrada, às 14h00, pelo professor e antropólogo João Pacheco de Oliveira Filho. O MHN fica na Praça Marechal Âncora, s/nº (Centro). Mais informações pelo telefone (21) 2550-9257 ou e-mail: seminariopermanentemhn@gmail.com.

Exposição de cartazes russos contemporâneos

Será inaugurada nesta quarta-feira, 19 de maio, às 20h00, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, a exposição "Ostengruppe – Cartazes Russos Contemporâneos". A mostra, com curadoria da designer Ruth Klotzel, exibe 80 cartazes do Ostengruppe, grupo de designers gráficos fundado em 2002. os trabalhos trazem a marca do construtivismo russo e, ao mesmo tempo, influências do design japonês e suíço, do pop americano e do cartaz polonês. Segundo a curadora, o grupo, "muitas vezes, é obrigado a trabalhar em condições precárias e com recursos reduzidos, mas o resultado é sempre impactante e eclético". A mostra, que terá na abertura a presença de Eric Beloussov, um dos fundadores do Ostengruppe, poderá ser vista até o dia 20 de junho, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00. A entrada é franca. O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201 (Pinheiros), São Paulo, com entrada pela Rua Coropés. Mais informações pelo telefone (11) 2245-1900.

"Tempo de Design" em Minas Gerais

Acontecerá nesta quarta-feira, 19 de maio, no Teatro Klaus Vianna (Oi Futuro), em Belo Horizonte, palestra com o designer e consultor inglês Patrick Jordan. o evento marcará o lançamento do selo "Tempo de Design em Minas", projeto que tem a intenção de promover uma série de atividades a fim de preparar a cidade para receber, em 2010, a "4ª Bienal Brasileira de Design". O projeto tem como tema central "Pensar design", representando um contexto de análise dos parâmetros sociais, culturais e econômicos relacionadas à atividade no país. A palestra é gratuita e terá inicio às 19h30. O Teatro Klaus Vianna fica na Av. Afonso Pena, 4001 (Mangabeiras), Belo Horizonte. Mais informações e inscrições pelo telefone (31) 3247-2246 ou pelo e-mail: joyce.terra@minasdesign.mg.gov.br.

"Semana Nacional de Museus" em São Paulo

Entre os dias 18 e 22 de maio, o Paço das Artes, centro artístico ligado à secretaria estadual de cultura de São Paulo, promove atividades relacionadas à oitava "Semana Nacional de Museus", evento que tem como tema, este ano, "Museus para harmonia social". A programação se iniciará no dia 18, às 19h00, com abertura seguida pela palestra "Arte contemporânea e museu", ministrada pelo professor e curador Agnaldo Farias e mediaada pela diretora técnica do Paço, Priscila Arantes. A palestra abre a série "Diálogos Estéticos – 10 encontros sobre arte contemporânea", projeto que se desenvolverá até outubro deste ano. Nos dias seguintes haverá "maratona de críticos", com leituras de portfólios, encontro com professores discutindo arte e ensino, e oficinas voltadas para o público infanto-juvenil, entre outras atividades. Toda a programação é gratuita. O Paço das Artes fica na Av. da Universidade, 1 (Cidade Universitária), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3814-4832 ou no site: www.pacodasartes.org.br.

Lançamento de revista de tipografia

Será lançada neste sábado, 15 de maio, no IED-SP (Istituto Europeo di Design de São Paulo), a nona edição de "Tupigrafia", revista nacional de tipografia. A edição conta com três capas diferentes, de autoria de Claudio Rocha, Dimitre Lima e Guto Lacaz. Entre outros artigos, a publicação faz um panorama da história da escrita, matérias sobre o designer de tipos norte-americano Frederic Goudy (1865-1947), a revolução fotográfica do futurismo e o design de dinheiro e selos holandeses. "Tupigrafia" é editada pelos designers de tipos Claudio Rocha e Tony de Marco desde 2000 e tem o objetivo de divulgar a produção tipográfica nacional e suas manifestações no design gráfico, além de abordar temas ligados ao cenário tipográfico internacional. O lançamento acontecerá às 18h00 e contará com palestra dos editores. O IED fica na rua Maranhão, 617 (Higienópolis), São Paulo. A revista teve um lançamento anterior também em São Paulo, no dia 13, na loja "Pintar", e, no dia 19, haverá um lançamento carioca, durante a "Semana Tipo" da UniverCidade (ver "sinal" 353). Mais informações pelo telefone (11) 3660-8000.

Curso "Instrumentos de Design"

Acontecerá na Esdi, nesta segunda e terça-feira, 17 e 18 de maio, o curso "Instrumentos de Design", que será ministrado por Celso Carnos Scaletsky, professor da Escola de Design da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e discutirá novos métodos e instrumentos facilitadores do pensamento, dentro do contexto do chamado "Design estratégico". Serão apresentados instrumentos "metaprojetuais", tais como brainstorm, mapas conceituais, mood board e pesquisa blue sky. Cada aula terá uma parte teórica inicial seguida de pequenos exercícios. O curso, com carga horária de nove horas, é composto por três aulas: as duas primeiras que acontecem na segunda-feira 17 de maio, respectivamente das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. A terceira aula ocorre no dia 18 de maio, das 9h00 às 12h00. O curso é gratuito e há 10 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever pelo e-mail ppdesdi@esdi.uerj.br. Mais informaçõesno site: www.esdi.uerj.br/pos-graduacao/docs/curso_Instrumentos.pdf.