sábado, 27 de fevereiro de 2010

Moda também é texto



Irmão de “Imagem também se lê”, de Sandra Ramalho e Oliveira, o livro “Moda também é texto”, da mesma autora, consegue esclarecer com clareza dúvidas recorrentes relacionadas a estética e a semiótica. Assuntos freqüentemente considerados pesados e de difícil compreensão tornam-se leves e fáceis de serem compreendidos por meio das palavras de Sandra Ramalho, que mais uma vez desenvolve seu discurso pela articulação de exemplos presentes no cotidiano (como o da marca Givenchy).
Como lançou em “Imagem também se lê”, a autora propõe formas de “leitura” de textos, desta vez para a “leitura” de textos de moda, além da relação do vocabulário de textos de moda. Porque moda também é texto. E as demais explicações relacionadas a essa afirmativa podem ser encontradas nas palavras de Sandra Ramalho e Oliveira, em “Moda também é texto”.
Toda obra que tem um irmão próximo corre o risco de entrar na armadilha da comparação. A tentação é muito grande, não há como não comparar. Mas Sandra soube trabalhar com um livro que ao mesmo tempo em que dialoga com a obra anterior apresenta a característica da continuidade. Traz novidades. Muito se aprende.
Como eu já havia lido “Imagem também se lê” me senti familiarizado com a linguagem (será que posso utilizar essa palavra?) verbal da autora ao ler “Moda também é texto”. Foi como se eu estivesse conversando com ela, ou melhor, como se eu estivesse tendo uma aula (mesmo sem jamais ter assistido sequer uma aula da professora), ou ainda melhor, como se eu estivesse tendo várias “aulinhas” (no diminutivo, de tão agradáveis que elas foram).
Comecei a ler “Moda também é texto” como forma de preparação para a quarta aula da disciplina Marketing (que leciono para o curso de Design de Moda, da sétima fase, da Faculdade Metropolitana de Rio do Sul - Famesul). Já tinha recorrido a alguns capítulos de “Imagem também se lê” para preparar essa aula. Agora que li os dois livros tenho certeza que continuarei voltando aos capítulos do irmão mais novo, assim como faço até hoje com o irmão mais velho quando quero relembrar os estudos sobre leitura de imagens.