quinta-feira, 13 de maio de 2010

Com foco na moda, Sebrae/PR organiza missão técnica para a Itália

Representantes do setor, de sindicatos, de associações, de arranjos produtivos locais e de instituições de ensino superior do norte e noroeste do Estado embarcam no próximo domingo, dia 16; objetivo é promover o intercâmbio e prospectar novos negócios e parcerias

Representantes de instituições de ensino superior que oferecem cursos de moda no norte e no noroeste do Paraná, de sindicatos da indústria da confecção, de associações de shoppings atacadistas e do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário de Cianorte e Maringá participam, na semana que vem, de uma missão técnica para a Itália. Organizada pelo Sebrae/PR, a missão embarca no domingo, dia 16. A ideia é promover, durante uma semana, o intercâmbio de conhecimento, prospectar oportunidades nas áreas acadêmica, organizacional e fechar parcerias.

A missão técnica vai visitar centros empresariais e universidades, localizadas na região da Emilia-Romagna, para, entre outras coisas, verificar como é o relacionamento dos institutos de moda com os setores industriais. Os participantes, explica a coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, vão conhecer os modelos de negócios, a forma de cooperação entre empresários e academia, além de buscar parcerias que possam contribuir para transferência de tecnologias entre os setores do vestuário italiano e brasileiro.

Na avaliação do consultor do Sebrae/PR em Maringá e responsável pela organização da missão técnica na região, Élvio Saito, a missão vai fortalecer ainda mais o processo de desenvolvimento do setor, já que será um período fértil para a troca de experiências e oportunidades de negócios. “A expectativa é grande, embora a consolidação dos resultados aconteça a médio e longo prazos. Centenas de micro e pequenas empresas devem ser beneficiadas visto que a região Noroeste é a maior em densidade empresarial no Paraná. É o começo de uma sólida e longa parceria com um país de expressão em moda internacional”, afirma Élvio Saito.

Um aspecto importante da missão técnica, destaca Carla Werkhauser, é o contato com a área acadêmica. A Itália tem tradição em criar novos conceitos em moda e design. Para a coordenadora estadual e articuladora da missão técnica e empresarial, o foco é promover uma forte parceria entre as instituições para a troca de know-how. “Essa é uma grande chance de ampliação do conhecimento, principalmente, para a área acadêmica e de promoção para uma mudança de perfil, fazendo com que o Paraná seja conhecido como um estado referencia em produçao de moda e estilo”, diz Carla Werkhauser.

Para os coordenadores e professores de moda das instituições de ensino que integram a missão técnica, essa será uma oportunidade para conhecer novos métodos didáticos. Como ressalta Carla Capelassi, mestre em Desing em Produto e professora do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “Acredito que a viagem trará parcerias para o futuro e promoverá a troca de conhecimentos, a serem repassados aos nossos alunos, principalmente, no que diz respeito ao design”, aposta Carla Capelassi.

Na avaliação de Dorotéia Pires, professora do curso de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a missão técnica para Itália irá trazer benefícios para a área acadêmica que certamente serão postos em prática. “Além do contato com outra cultura, poderemos ver, também, o modelo de trabalho integrado, que pode ser facilmente implantado no Brasil pela sintonia que há entre os dois países. Outro ponto que merece destaque na missão é a união entre academia e indústria para fortalecer o mercado da moda”, comemora.

Sandra Franquini, coordenadora o curso de Moda do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), também aposta no intercâmbio.“Vamos aproveitar o momento de contato direto com a academia italiana e compreender como eles desenvolvem suas teorias. A Itália é referência quando o assunto é moda, por isso poderemos unir as experiências dos dois países, trazer os seus processos criativos para cá e aproveitar o intercâmbio para o enriquecimento de conteúdo”, afirma Sandra Franquini.

Indústria

Segundo dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em todo o Estado existem 5,5 mil empresas ligadas ao setor do vestuário. Essas empresas produzem anualmente cerca de 150 milhões de peças e geram faturamento de R$ 4 bilhões ao ano. São números que demonstram a importância do setor no Paraná.

Para o presidente do APL do Vestuário Cianorte e Maringá, Oséias de Souza Gimenes, a missão técnica é uma oportunidade para o setor conhecer novos conceitos e implantá-los na região. “Vamos aproveitar a missão para estreitar as relações entre os países que têm em comum, entre outros aspectos, a moda. Poderemos ver de perto como é o trabalho na fábrica e, quem sabe, implantar algum modelo em nossa região.”

Luiz Fernando Ferraz, coordenador do APL do Vestuário Cianorte e Maringá, lembra que a região norte/noroeste é uma das mais produtivas do setor da moda no Paraná e que a viagem técnica pode trazer parcerias para a região. “Hoje o APL do Vestuário de Maringá e Cianorte é reconhecido pela capacidade de produção e criação. Participar dessa missão à Itália será fundamental para firmar convênios, parcerias e intercâmbio de ideias”, afirma Luiz Fernando Ferraz.

O presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Carlos Pechek, aponta a possibilidade de contato com novos modelos de gestão que podem ser introduzidos no APL do Vestuário. "Nosso objetivo é conhecer os modelos de gestão que estão fazendo sucesso lá e trazer para a nossa região. Por meio da viagem, iremos buscar novas fronteiras, conhecer novas tecnologias e pesquisas que poderão ser aplicadas nas empresas do nosso APL", ressalta.

A missão técnica para Itália percorrerá centros industriais, além de instituições de ensino ligadas à moda, em Bologna, região de Emilia-Romagna, norte do país. A saída para a Europa está marcada para o próximo domingo, dia 16, e terá duração de uma semana.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do País. No Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Octávio Rossi
(44) 9132 1978 jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754