Mostrando postagens com marcador correios. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador correios. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

"As cidades somos nós: Desenhando a mobilidade do futuro"

A exposição multimidia "As cidades somos nós: Desenhando a mobilidade do futuro" traz ao Rio de Janeiro e à Cidade do México, simultaneamente, 10 projetos urbanísticos idealizados e desenvolvidos por escritórios de arquitetura de diversos países, que apresentam, através de conceitos de design sustentável, alternativas de transportes urbanos capazes de melhorar a qualidade de vida nos grandes centros. A edição brasileira da exposição, em cartaz no Centro Cultural Correios, tem como foco uma visão da região da Central do Brasil em 2030, elaborada pelos escritórios Campo e Fábrica Arquitetura, que privilegia a circulação de pessoas e não de automóveis. A mostra é acompanhada por uma série de seminários, organizados pelo ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), de Nova York, onde a exposição foi vista em primeiro lugar, e que reunirão especialistas de diversos países para discutir temas relacionados à inovação sustentável. O primeiro deles, no dia 10 de fevereiro, será ministrado pelo arquiteto Oren Tatcher, de Hong Kong, e dará ênfase às estações de transporte multimodais. Já no dia 24 o tema abordado será "Nossas cidades – Visões para 2030", seguido de "Investimento sustentável: transporte urbano como uma questão essencial", no dia 3 de março, e de "A forma das cidades e a linguagem da arquitetura", no dia 11 do mesmo mês. A entrada é franca e a exposição estará aberta até o dia 13 de março, de terça-feira a domingo, das 12h00 às 19h00. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 (Centro). Mais informações pelo telefone 2253-1580 ou no site: www.correios.com.br.

domingo, 10 de janeiro de 2010

"Um Brasil em exposição"

Foi aberta, na última quarta-feira, 6 de janeiro, a mostra "Um Brasil em exposição", que poderá ser vista até 12 de fevereiro, no Centro Cultural dos Correios. A exposição rememora, por meio de fotografias originais e ampliações, cartões postais, objetos, catálogos, comentários de cronistas e relatórios de época, a "Exposição Nacional" de 1908, que comemorava o centenário da abertura dos portos brasileiros às nações amigas. Com curadoria de Margareth S. Pereira e programação visual realizada pelo ex-professor da Esdi Leonardo Visconti (form. Esdi 1967), com Moema Mariani (form. Esdi 2004), Marcus Handofsky e Daniela Visconti, a exposição pretende dar ao público uma ideia do significado do evento que, realizado em pavilhões construídos na antiga Avenida dos Estados, hoje Avenida Pasteur, no bairro da Urca, teve mais de 600 mil visitantes em quatro meses. Mais informações no site: www.correios.com.br.