quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Concurso para professor de design em São Paulo

Estão abertas até o dia 21 de fevereiro as inscrições para uma vaga de professor para o Departamento de Tecnologia da Arquitetura da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), na área de conhecimento Tecnologia do Design. O programa do concurso tratará de questões relacionadas aos materiais e processos sob a ótica do design de produto, levando em consideração suas propriedades e adequação de suas características a questões de desempenho, impactos ambientais, escala e equipamentos produtivos, parâmetros de custo e possibilidades de configuração. O posto exige o título de doutor e terá regime de turno completo, com salário de R$ 3.332,94. O regime de turno completo (RTC) corresponde a 24 horas semanais, em atividades de ensino, pesquisa e, sendo o caso, extensão. O concurso constará de julgamento do memorial do candidato, prova pública de arguição, prova didática e prova escrita. As inscrições deverão ser feitas pelo candidato ou seu procurador, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, na "Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos" da faculdade, na Rua do Lago, 876 (Cidade Universitária), São Paulo. Mais informações pelos telefones (11) 3091-4536 e3091-4798, e-mail academicafau@usp.br ou no site: www.fau.usp.br/concursos.

Concurso para capital internacional do design

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o concurso "World Design Capital 2014". O evento bienal é organizado pelo Icsid (International Council of Societies of Industrial Design) e pretende reconhecer as cidades por sua excelência em design, considerando o impacto da atividade sobre os espaços urbanos e os cidadãos. Para se candidatar, as cidades deverão demonstrar as suas contribuições para o design sob os aspectos cultural, econômico e social, além de definir suas metas e objetivos relacionados ao design para 2014. Para a cidade selecionada, a designação WDC quer ser uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento econômico, estimular parcerias em negócios e construir sua imagem global como centro criativo e de inovação. Os representantes das cidades com interesse em participar devem preencher e enviar o formulário oficial do concurso até 31 de março. A capital internacional do design de 2012 é a capital finlandesa, Helsinque. Mais informações no site: www.worlddesigncapital.com.

Mostras do ciclo "Anônimos e artistas"

Serão inauguradas nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, no Instituto Tomie Ohtake, as exposições "Veja ilustre passageiro: o Atelier Mirga e os cartazes de bonde" e "Caprichosamente engarrafada: rótulos de cachaça". As mostras, das quais a primeira tem curadoria de Norberto Gaudêncio e a segunda de Egeu Laus, fazem parte do ciclo "Anônimos e artistas", que pretende registrar uma história das artes gráficas e do design brasileiros. "Veja ilustre passageiro" traz cerca de 300 obras do Atelier Mirga, criado e dirigido por Henrique Mirgalowski. "Carinhosamente ngarrafada" apresenta cerca de 400 rótulos, além de pedras litográficas, que fazem parte da coleçãos do designer e pesquisador Egeu Laus e do acervo da Fundação Joaquim Nabuco. O ciclo, coordenado pelo designer Milton Cipis, foi idealizado por este juntamente com Sylvia Monteiro e Ricardo Ohtake e incluirá também uma série de mesas redondas, sempre às quintas-feiras, que se iniciam no dia 10, quando Egeu Laus e Ronald Kapaz falarão sobre os rótulos de cachaça. No dia 17 será a vez de Ethel Leon e Norberto Gaudêncio abordarem os cartazes de bonde, e, no dia 24, Rafael Cardoso, porfessor visitante na Esdi, e Ricardo Ohtake discutirão o próprio ciclo de exposições, falando das origens do design brasileiro. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00. O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Pinheiros), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 2245-1900 ou no site: www.institutotomieohtake.org.br.

Palestra com Jum Nakao

Acontecerá nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, às 19h30, no Campus Barra da UVA (Universidade Veiga de Almeida), a palestra "A costura do invisível", com o estilista Jum Nakao. Na palestra, serão vistas imagens do processo de desenvolvimento de sua famosa coleção em papel, apresentada em julho de 2004 no São Paulo Fashion Week, e discutidas questões da criação artística. Neto de japoneses, Jum Nakao vive e trabalha em São Paulo. O Campus Barra da UVA fica na Av. General Felicíssimo Cardoso, 500 (Barra da Tijuca), e a entrada é gratuita. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail eventosbarra@uva.br. Mais informações no site: www.uva.br.

Apresentação de vídeos do Visgraf

Acontecerá na sexta-feira, 11 de fevereiro, no Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) uma sessão de vídeos de animação por computador, realizados no Visgraf (Vision and Graphics Laboratory), núcleo de pesquisa coordenado naquele instituto pelo pesquisador Luiz Velho (form. Esdi 1979). Várioos desses vídeos foram merecedores de prêmios nacionais e internacionais e diversos deles têm caráter técnico, tratando de temas como a síntese em superfícies, malhas hierárquicas 4-K, sombreamento 3D para desenhos animados etc. Muitos dos trabalhos que serão apresentados tiveram a participação de ex-alunas da Esdi. São estes "Juiz Virtual", do qual participou Carolina Mello e Souza (form. Esdi 2001), escolhido como "melhor vídeo técnico" na Sibgrapi (Conference on Graphics, Patterns and Images), em 1998, "Clay Girls", que teve a participação de Ana Fucs (form. Esdi 2002) e que recebeu os prêmios de "melhor vídeo artístico" e "melhor vídeo técnico" na Computer Graphics International 2007, "Visualização relativística", "Gramophone digital" e "Gramofone da folia", dos quais participou Ilana Paterman (form. Esdi 2006), tendo o primeiro deles recebido o prêmio de "melhor animação técnica" na Sibgrapi 2007, e "TuioSketch", que teve a participação de Fernanda Groetaers (form. Esdi 2009), prêmio de "melhor animação técnica" na Sibgrapi 2010 (prêmios do júri e do público). O evento gratuito faz parte das comemorações dos 21 anos do Visgraf, e terá início às 19h00. O Impa fica na Estrada Dona Castorina, 110 (Horto). Mais informações no site: www.visgraf.impa.br/21anos.

Congresso de escolas de design no México

O "1º Congresso Internacional de Escolas de Desenho Industrial" acontecerá entre os dias 22 e 24 de fevereiro na UAM (Universidad Autónoma Metropolitana), localizada na Cidade do México, e pretende discutir temas atuais relacionados ao ensino na área. O evento, que marcará o aniversário de 35 anos da "Divisão de Ciências e Artes para o Desenho" da Unidade Xochimilco da UAM, tem como objetivo, além de aproximar representantes de escolas de diversos países, analisar os modelos de ensino empregados, propondo uma visão crítica do papel do design nos meios acadêmico e profissional, sua importância estratégica em empresas públicas e privadas e sua relação com as culturas nacionais. Entre os conferencistas principais está a professora da Esdi Lucy Niemeyer (form. Esdi 1972), juntamente com o designer gráfico e publicitário argentino Adrian Lebendiker e o astrofísico e filósofo mexicano Julio César Margáin y Compeán. Os interessados devem se inscrever na Divisão, localizada no 2º piso do Edifício Q da Unidade Xochimilco da UAM, que fica na Calzada Del Hueso, 1100 (Colonia Villa Quietud), Cidade do México. Mais informações no site: www.xoc.uam.mx.

"As cidades somos nós: Desenhando a mobilidade do futuro"

A exposição multimidia "As cidades somos nós: Desenhando a mobilidade do futuro" traz ao Rio de Janeiro e à Cidade do México, simultaneamente, 10 projetos urbanísticos idealizados e desenvolvidos por escritórios de arquitetura de diversos países, que apresentam, através de conceitos de design sustentável, alternativas de transportes urbanos capazes de melhorar a qualidade de vida nos grandes centros. A edição brasileira da exposição, em cartaz no Centro Cultural Correios, tem como foco uma visão da região da Central do Brasil em 2030, elaborada pelos escritórios Campo e Fábrica Arquitetura, que privilegia a circulação de pessoas e não de automóveis. A mostra é acompanhada por uma série de seminários, organizados pelo ITDP (Institute for Transportation and Development Policy), de Nova York, onde a exposição foi vista em primeiro lugar, e que reunirão especialistas de diversos países para discutir temas relacionados à inovação sustentável. O primeiro deles, no dia 10 de fevereiro, será ministrado pelo arquiteto Oren Tatcher, de Hong Kong, e dará ênfase às estações de transporte multimodais. Já no dia 24 o tema abordado será "Nossas cidades – Visões para 2030", seguido de "Investimento sustentável: transporte urbano como uma questão essencial", no dia 3 de março, e de "A forma das cidades e a linguagem da arquitetura", no dia 11 do mesmo mês. A entrada é franca e a exposição estará aberta até o dia 13 de março, de terça-feira a domingo, das 12h00 às 19h00. O Centro Cultural Correios fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20 (Centro). Mais informações pelo telefone 2253-1580 ou no site: www.correios.com.br.

"Warhol TV"

Foi aberta no último dia 2 de fevereiro, no Instituto Oi Futuro, sede Flamengo, a exposição "Warhol TV". Com curadoria da jornalista francesa Judith Benhamou-Huet, a mostra, que já passou por Paris e Lisboa, traz filmes e vídeos, inéditos no país, realizados por Andy Warhol e pertencentes ao Museu Warhol de Pittsburgh, cidade natal do artista pop norte-americano. Andy Warhol (1928-1987), mais conhecido por sua produção em artes plásticas, teve uma significativa produção audiovisual, tendo realizado filmes que se tornaram icônicos, e, como a presente mostra revela, uma pouca conhecida obra para a televisão, que inclui programas para canais a cabo, entrevistas com personalidades e videoclipes. A exposição poderá ser visitada até o dia 3 de abril, de terça-feira a domingo, das 11h00 às 20h00. A entrada franca, e o Instituto Oi Futuro fica na Rua Dois de Dezembro, 63 (Flamengo). Mais informações pelo telefone (21) 3131-3060 ou no site: www.oifuturo.org.br.

Exposição de Luis Felipe Noé

Pode ser vista até o domingo, 13 de fevereiro, no MAM-Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), exposição do artista argentino Luis Felipe Noé. A retrospectiva, composta por 56 trabalhos do portenho, integrante do importante movimento da Nova Figuração Argentina, pretende ser também uma oportunidade de se reafirmar os laços entre Brasil e Argentina por meio da cultura e da linguagem visual. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 12h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 19h00. O ingresso custa 8,00, havendo meia-entrada para estudantes. O MAM fica na Av. Infante Dom Henrique, 85 (Parque do Flamengo). Mais informações pelo telefone (21) 2240-4944 ou no site: www.mamrio.org.br.