sábado, 16 de maio de 2009

Sandra Ramalho e Oliveira


Hoje dedico uma sessão especial a professora Dra. Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Em 2006, ela participou da minha banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), "Estudo da Conformação Comunicativa dos Produto", e me incentivou a seguir para o Mestrado e ingressar na carreira acadêmica. "Tu tens o perfil", dizia ela. Agradeço até hoje por esse conselho.
Sandra Ramalho é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1998 e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986). Fez pós-doutoramento na França na área de Semiótica Visual, sob a direção de Andrea Semprini (2002). Atualmente é pesquisadora e professora de Ensino Superior da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atuando na graduação em Artes Visuais e em Design e no Programa de Mestrado em Artes Visuais como professora e orientadora. É Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Educação do CNPq e membro da InSEA (International Society of Education through Art), ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), AICA (Association Internationale de Critiques d'Art) e ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne, do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina, da Comissão Municipal de Arte Pública de Florianópolis e do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. Entre diversas publicações é autora dos livros "Imagem também se lê", "Moda também é texto" e organizadora, com Sandra Makowiecky, de "Ensaios em torno da Arte". Foi Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino de Graduação (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade da mesma Universidade (2003). Foi presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008).
Como se não bastasse, ela fez Post-doc na Université Des Sciences Et Technologies de Lille, além de ser: 1 - Ex-Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP (Gestão 2007-2008)2 - Membro da Association International de Critiques d'Arte - AICA3 - Membro da ABCA, Associação Brasileira de Críticos de Arte 4 - Membro da Associação Internacional de Semiótica Visual5 - Consultoria para Editora da UFSM6 - Membro Instituidor da Fundação Jerônimo Coelho, mantenedora da TV Cultura de Florianópolis7 - Membro Institudor do Instituto Carl Hoepcke8 - Membro da International Association of Education through Art/InSEA.
Segue abaixo, para divulgação, o e-mail que recebi da professora:
A Fundação Cultural Badesc lança no dia 20 de maio, às 18h30, os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas” e “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, ambos publicados pela editora da Udesc e organizados pelas professoras Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Udesc. O primeiro livro é uma coletânea de textos que registra a construção da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, a ANPAP, desde a sua fundação na década de 1980 até 2008, incluindo a atuação de todos os ex-presidentes. O livro é uma das formas de comemorar o aniversário de 20 anos, contando um pouco da história das pessoas que destinaram seu empenho e seu tempo para a criação e a consolidação da ANPAP, entidade que é pilar fundamental na construção da excelência da pesquisa em arte no Brasil. A segunda obra também é uma coletânea de textos, mas com os resultados das análises das produções acadêmicas dos pesquisadores filiados à Anpap nos últimos 10 anos. São cinco textos críticos escritos por seis estudiosas de arte que, na opinião das organizadoras da obra, tem estilos distintos e abordagens diferentes, que conferem “ritmo e movimento ao livro, em seu todo”. Segundo Sandra Makowiecky e Sandra Ramalho, cada autora mostra uma autocrítica de sua subárea, algumas vezes, deixando a reflexão a cargo do ouvinte, agora leitor; outras vezes, apresentando uma crítica contundente mesmo; ou ainda, em alguns momentos, usando a estratégia da ironia para a autocrítica. O livro contém ainda análises da demanda por financiamento na área de artes no CNPq e na CAPES. Os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 144 páginas, R$ 20,00. “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 79 páginas, R$ 20,00.
Sandra Ramalho
Sandra Makowiecky
Fundação Cultural BadescRua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
(48) 3224-8846
Lena Peixer
diretora de artes e eventos
Jeferson Lima
assessoria de imprensa