Tá na mão a versão final da minha dissertação. Ufa! Ela foi editorada no novo formato das dissertações da UFSC (A5, estilo livrinho). Estou muito feliz por isso, é como se eu tivesse dado vida a um filho. Em breve a biblioteca a colocará a disposição do público para consulta, tanto a versão impressa quanto a versão eletrônica (que poderá ser baixada pelo site da BU UFSC). Missão cumprida!
Mostrando postagens com marcador posdesign. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador posdesign. Mostrar todas as postagens
sábado, 19 de dezembro de 2009
Tá na mão
Tá na mão a versão final da minha dissertação. Ufa! Ela foi editorada no novo formato das dissertações da UFSC (A5, estilo livrinho). Estou muito feliz por isso, é como se eu tivesse dado vida a um filho. Em breve a biblioteca a colocará a disposição do público para consulta, tanto a versão impressa quanto a versão eletrônica (que poderá ser baixada pelo site da BU UFSC). Missão cumprida!
Marcadores:
abordagem,
abordagem sistêmica,
design,
design de produto,
design gráfico,
design sistêmico,
design sustentável,
Luiz,
luiz fernando,
Marco,
Marco Ogê,
Ogê,
posdesign,
UFSC
domingo, 27 de setembro de 2009
Aprovado


Foi realizada no dia 25/09/2009, com início às 15h, a defesa de mestrado de Marco Ogê Muniz. O trabalho "A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso guarda do embaú", orientado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo pelo Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi analisado pela banca composta pelo Prof. Dr. Eugenio Merino, Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo (presidente), Dr. Richard Luiz Perassi de Souza, Dra. Carla Cipolla (Membra externa). O aluno foi APROVADO!
Agradeço a todos os presentes e a todos que contribuíram no percurso da pesquisa.
OBRIGADO!
Marcadores:
design,
design de produto,
design gráfico,
eugenio,
Figueiredo,
gonçalves,
Luiz,
luiz fernando,
Marco,
Marco Ogê,
merino,
milão,
Ogê,
perassi,
polimi,
posdesign,
richard,
UFSC
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Defesa de mestrado
Marcadores:
capes,
cnpq,
defesa,
design,
design de produto,
design gráfico,
guarda,
guarda do embaú,
Inovação,
Inovação Social,
Marco,
Marco Ogê,
NasDesign,
Ogê,
pos,
posdesign,
sustentabilidade,
UFSC
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Visita a exposição de Sandra Ramalho


Estive ontem na abertura da exposição pedagógica "Natureza-Viva" (curadoria Sandra Ramalho, Sandra Nunes e Karin Orofino). A proposta é interessantíssima. Localizada no espaço estético do Colégio Aplicação (UFSC), abre a possibilidade para professores e alunos interagirem com as obras. As crianças adoraram. Eu também!
Fiquei muito feliz com a conversa que tive com a Dra. Sandra e com alguns convidados que chegaram cedo ao evento. Ela contou lembrar com muito carinho de dois fatos que marcaram minha iniciação na academia. O primeiro deles aconteceu em 2006, na minha banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da qual a professora participou. Após a minha apresentação, durante as considerações sobre o meu trabalho, ela me incentivou a seguir para o mestrado dizendo: "Tu tens o perfil". Eu acreditei.
O segundo episódio foi em 2007, justamente quando eu estava fazendo o processo seletivo para entrar no Programa de Pós-Graduação em Design (Pós Design) da UFSC. Um dia antes da entrevista (última fase da seleção), num domingo a noite convidei meu irmão para tomar um cafézinho próximo a minha casa, no Open Shopping de Jurerê. Quem eu encontro por lá? A professora Sandra passeando com seu marido. Quando eu a vi tive a certeza de que eu passaria na prova. Naquele momento passou um filme na minha cabeça, com a professora falando: "Tu tens o perfil". E não deu outra. No dia seguinte fiz uma excelente entrevista. Passei entre os primeiros, ganhei bolsa e hoje estou prestes a defender minha dissertação. Assim que eu fui aprovado, mandei um email para a professora Sandra sobre o acontecido. Ela me respondeu relatando que raramente ia ao Open Shopping, que estava um pouco triste naquele dia e resolveu sair para se distrair. Acabou proporcionando um bem que jamais esquecerei!
terça-feira, 5 de maio de 2009

Português
Hoje resolvi falar sobre meu ilustre orientador: o professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) e da graduação em Design da UFSC, pesquisador do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (Nas DESIGN) e Embaixador-LOLA no Brasil.
Seu ativismo social e ambiental é admirável, chegando ao ponto de se tomar a atitude de acorrentar-se a uma árvore para impedir que ela fosse derrubada.
As pesquisas acadêmicas também são inúmeras. Ontem o professor me contou que já participou de mais de 200 bancas (incluindo graduação, mestrado e doutorado). Tenho orgulho de ser seu orientando de mestrado.
English
Today I decided to talk about my illustrious professor: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo holds a Doctor’s degree in Production Engineering, bestowed on him by the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in Brazil, where he presently is a faculty member, teaching both at the Graduate Program of Design and Graphic Expression (PósDesign), and at the undergraduate course of Graphic Design. He is a researcher of the Systemic Approach of Design Center (Nas DESIGN) and LOLA Ambassador.
Its social and environmental activism is admirable, even to the point of taking the attitude of shackle themselves to a tree to prevent it being overturned.
The academic research are also numerous. Yesterday the professor told me that already participated in more than 200 stalls (including graduate, masters and doctorate). I am proud to be your advisor of master's degree.
Marcadores:
design,
design de produto,
design gráfico,
dissertação,
Fernando,
Figueiredo,
Luiz,
Marco Ogê,
mestrado,
NasDesign,
Ogê,
pos,
posdesign,
UFSC
domingo, 21 de dezembro de 2008
Devidamente "Qualificado"
A Apresentação
No dia 16/12/2008 apresentei minha proposta de qualificação. Foram trinta minutos de apresentação e vinte minutos para os comentários de cada membro da banca. Procurei apresentar com tranquilidade tudo aquilo que haviamos estudado, eu e meu orientador, ao longo desses 9 meses de mestrado. Durante esse período foram cursadas 7 disciplinas - Fundamentos da Gestão Estratégica do Design Gráfico, Metodologia de Projeto em Design Gráfico, Teoria da Informação e do Conhecimento, no primeiro trimestre; Métodos de pesquisa e Gestão Ambiental na Indústria, no segundo trimestre; e Seminários de Dissertação e Gestão de Design Sustentado no terceiro trimestre; todas em 2008. Ainda foi cumprido o estágio docência com meu orientador na disciplina Ecodesign, da graduação, do curso de Design Gráfico da UFSC. Ufa!
Marcadores:
abordagem,
abordagem sistêmica,
eugenio,
Fernando,
Figueiredo,
Inovação,
Inovação Social,
Luiz,
Marco Ogê,
merino,
Ogê,
posdesign,
qualificação,
UFSC
sábado, 20 de dezembro de 2008
Apresentação do blog
Olá, sou Marco Ogê Muniz, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico. Sob a orientação do professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo estou desenvolvendo a pesquisa "A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso Guarda do Embaú", que se configura como minha dissertação. Criei este blog justamente para disseminar os conhecimentos adquiridos no mestrado por meio da rede mundial de computadores. Sou bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que através do programa REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) financia meu processo de investigação. Participo do Núcleo de Gestão de Design (NGD) da UFSC, onde, juntamente com os professores e estudantes do laboratório, posso realizar a aplicação prática dos projetos teóricos em andamento na instituição. Também sou membro do Instituto de Referência em Pesquisa Ambiental Caapuã (Instituto Caapuã), diretor de ecodesign, cujas atividades se assemelham com as do NGD, ou seja, o enfoque na aplicação prática de projetos sociais.
Assim, procurarei divulgar nesse espaço algumas pesquisas, projetos, ações, assim por diante, que jugar interessante para o processo de construção de um design responsável. Por tudo isso, me coloco a disposição de estudantes, profissionais, pesquisadores e interessados ou até professores que queiram saber um pouco mais do que estamos pesquisando.
Abraços a todos,
Marco Ogê.
Links importantes:
Currículo Lattes Marco Ogê
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4235905D1
Currículo Lattes Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727532T9
PósDesign UFSC
http://www.posdesign.ufsc.br/
Capes
http://www.capes.gov.br/
REUNI
http://portal.mec.gov.br/sesu/reuni/index.php
NGD
http://www.ngd.ufsc.br/
Instituto Caapuã
http://www.caapua.org.br/
Assim, procurarei divulgar nesse espaço algumas pesquisas, projetos, ações, assim por diante, que jugar interessante para o processo de construção de um design responsável. Por tudo isso, me coloco a disposição de estudantes, profissionais, pesquisadores e interessados ou até professores que queiram saber um pouco mais do que estamos pesquisando.
Abraços a todos,
Marco Ogê.
Links importantes:
Currículo Lattes Marco Ogê
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4235905D1
Currículo Lattes Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4727532T9
PósDesign UFSC
http://www.posdesign.ufsc.br/
Capes
http://www.capes.gov.br/
REUNI
http://portal.mec.gov.br/sesu/reuni/index.php
NGD
http://www.ngd.ufsc.br/
Instituto Caapuã
http://www.caapua.org.br/
Assinar:
Postagens (Atom)
