domingo, 6 de dezembro de 2009

Jantar Ciped 2009


Lucy Niemeyer, Marco Ogê, Anamaria de Moraes e João Lutz, no jantar do Ciped 2009, em Bauru.

Lucy Niemeyer concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. É Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995). Fez o curso de graduação em Design na Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI/UERJ. É Professor Adjunto do Departamento de Projeto de Produto da ESDI/UERJ, Professor Adjunto da PUC-Rio. Atualmente é Coordenador Adjunto do Programa de Pós-graduação em Design da UERJ. Possui 3 livros publicados, cada um com várias edições. Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Orientou trabalhos de conclusão de curso de graduação e de pós-graduação na área de Design. Recebeu prêmios e homenagens. Coordena projeto de pesquisa e é líder de Grupo de Pesquisa Design, Interação e Tecnologia, cadastrado no CNPq. Sua linha de pesquisa é Design, Teoria e Crítica, segundo os temas Desenvolvimento de Projetos de Design, Semiótica, Comunicação e Cultura. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes(http://lattes.cnpq.br/9230527583400338) os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação, Semiótica, Significação, Design, Design Gráfico, Projeto de Produto, Design de Interiores e Design Editorial.

Anamaria possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965), graduação em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ergonomia, com ênfase em Ergodesign e Usabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia do produto, ergonomia informacional, interação humano-computador, transporte e ergonomia ambiental.

João Lutz é graduado em Desenho Industrial pela ESDI-Escola Superior de Desenho Industrial (1981), com mestrado (1991) e doutorado (2003) em Engenharia de Produção na área de Inovação Tecnológica pela COPPE/UFRJ e especialização em Docência para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Candido Mendes (2006). Professor da Escola de Engenharia da UFF-Universidade Federal Fluminense, presidente da ANPED-Associação Nacional de Pesquisa em Design e coordenador da Sala Verde Sertões da Bocaina (em parceria com o Ministério do Meio Ambiente). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerência de Projetos, atuando em projetos e pesquisas nas áreas de design ecológico, educação ambiental e inovação social. Entre esses projetos destacam-se o projeto Arte Tropeira desenvolvido na Sala Verde Sertões da Bocaina com apoio do Centro Cultural do BID e o Studio Satellite em parceria com a NOKIA.