terça-feira, 28 de setembro de 2010

GT - Moda, sustentabilidade e inclusão Social



Este é o Grupo de Trabalho - Moda, sustentabilidade e inclusão Social, do VI Colóquio de Moda, coordenado pelas professoras Dra. Suzana Barreto Martins e Dra. Ana Mery Sehbe De Carli. Foram dois dias de apresentação de artigos e discussões da mais alta qualidade. Trabalhos dos mais diversos seguimentos que se enquadram na preocupação social. Foi um orgulho participar do GT.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INSTITUTO RIOMODA PROMOVE

dia 2/10/10, duração 8h
Rua Visconde de Pirajá, 468, Rio de Janeiro, RJ


Alberto Renault vai compartilhar com os participantes sua experiência nos campos da direção cênica e cenografia, especialmente no contexto da moda. A idéia é desenvolver um olhar mais profundo e aguçado para reconhecer aspectos autorais na concepção de um desfile ou de um editorial. Um "olhar criativo" que surge a partir de um estudo mais estruturado ou de uma observação sensível do cotidiano, entendendo a relação entre manifestações da cultura e a moda.

Alberto Renault dirigiu mais de 50 desfiles nos últimos 10 anos para Isabela Capeto, Maria Bonita Extra, Salinas, Marcelo Sommer, Huis Clos entre outras diversas marcas. Criou a série "Nomes da Moda", para a Fashion TV que está na segunda temporada; dirigiu uma série de documentários sobre a arquitetura brasileira, em que entrevista os maiores nomes da arquitetura nacional como Isay Weinfeld, Sérgio Rodrigues e Thiago Bernardes; Diretor de TV, colaborador de Regina Casé nos probramas Brasil Legal, Muvuca e Minha Periferia da TV Globo. Encenou diversas óperas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Escreveu 3 romances: A Foto, Moko no Brasil e Sr. R. Alberto Renault também ganhou o premio Shell de Teatro pelo cenário da peça Dois Irmãos.

informações http://www.institutoriomoda.com.br/Atividades.aspx?Atividade=69.

Mujeres Al Proyecto!



Local: São Paulo, SP


Designers espanholas e seus projetos de mobiliário, iluminação, acessório e têxtil. Este é o tema da exposição Mulheres no design espanhol, que fica aberta até o dia 17 de outubro no Museu da Casa Brasileira (MCB).

Com curadoria de Marcelo Leslabay, a mostra tem 50 peças das disenãdoras, que projetaram objetos para suas próprias empresas e para grandes empresas espanholas.

As oito designers que expõem no MCB contribuíram não só para a indústria, com projetos de objetos funcionais a serem produzidos em larga escala, mas também para o reconhecimento de mulheres que atuam nesta área.

São elas: Gemma Bernal, Mariví Calvo, Lola Castelló, Nani Marquina, Ana Mir, Marre Moerel, Eva Prrgo, Nancy Robbins, Margot Viarnés.

Informações:

Museu da Casa Brasileira

Avenida Faria Lima, 2795

Jardim Paulista

Até o dia 16 de novembro

Telefone: 11 3032 3727

Fonte: Agitprop

domingo, 5 de setembro de 2010

Seminário sobre identidade corporativa na Argentina

Será realizado no dia 17 de setembro o "Seminario de Sistemas de Identidad: marcas, color y tipografía a la medida de cada cliente". O seminário será ministrado, em Buenos Aires, por Rubén Fontana, designer gráfico e de tipos, e por Zalma Jalluf, responsável por estratégias de negócios no Estudio Fontana, que juntos coordenam. Será explorada no evento a grande experiência do estúdio no setor, dando-se ênfase ao uso da cor como identificador e à tipografia nos sistemas de identidade. O programa abordará ainda as estratégias para se entender o cliente, e contará com apresentação de esboços e estudos de caso. O seminário é dirigido a gerentes de comunicação corporativa e marketing e a profissionais de design. As atividades serão realizadas das 8h30 às 18h00, no Hotel Claridge, que fica na Rua Tucumán, 535 (San Nicolás), Buenos Aires. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento e custam, até esta quarta-feira, 8 de setembro, $ 690,00 para argentinos e US$ 300,00 para estrangeiros, passando após essa data a $ 1.100,00 e US$ 400,00, respectivamente. Estudantes e docentes podem obter bolsas de estudo. Todos os participantes receberão certificados. Mais informações e inscrições no site: seminarios.foroalfa.org.

Curso "Teorias da Arte" no POP

Estão abertas as inscrições para o curso "Teorias da Arte" que será realizado no POP (Polo de Pensamento Contemporâneo) entre os dias 14 de setembro e 5 de outubro. Ministrado pelo crítico e curador Fernando Cocchiarale, professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e da EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), o curso analisará as transformações na teoria da arte a partir do universo teórico-científico do final do século 18 e das questões colocadas pela crise do pós-guerra, para que possam ser compreendidos os pressupostos das teorias contemporâneas da arte e suas diferenças em relação às teorias modernistas. As quatro aulas acontecerão sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30. O custo é R$ 340,00, sendo 50% pagos na inscrição. O POP fica na Rua Conde Afonso Celso, 103 (Jardim Botânico). Mais informações pelo telefone 2286-3299 ou no site: www.polodepensamento.com.br.

Design na Brasa 2010

Acontecerá no sábado, 11 de setembro, a nona edição do evento "Design na Brasa", no Parque Anhembi, em São Paulo. Com o tema "São Paulo: capital do design sustentável", o encontro tem como público-alvo os estudantes, visando prepará-los para o mercado de trabalho segundo os conceitos da sustentabilidade. Serão realizados debates sobre design sustentável, lixo e energia, além de oficinas de caricatura, branding, tipografia, softwares, fotografia digital, arte reciclável e artesanato. A programação é gratuita e acontecerá das 9h30 às 19h00, sendo necessário fazer as inscrições para as oficinas no local. O Parque Anhembi fica na Av. Olavo Fontoura, 1209 (Santana), São Paulo. Mais informações no site: www.designnabrasa.com.br.

Arte brasileira: além do sistema

Será aberta na quinta-feira, 9 de setembro, e poderá ser visitada a partir do dia 10, na Galeria Estação, em São Paulo, a mostra "Arte brasileira: além do sistema". A exposição, que tem curadoria do crítico Paulo Sérgio Duarte, pretende romper os limites do chamado "sistema da arte", trazendo para o mesmo espaço obras de artistas populares e artistas contemporâneos. Os trabalhos dos 14 participantes irão ocupar os três andares da galeria e ficarão em cartaz até o dia 6 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 19h00, e aos sábados, das 11h00 às 15h00. A Galeria Estação fica na Rua Ferreira de Araújo, 625 (Pinheiros), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3813-7253 ou no site: www.galeriaestacao.com.br.

"3ª Mostra Jovens Designers"

Terá início nesta quinta-feira, 9 de setembro, no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, em São Paulo, a terceira edição da "Mostra Jovens Designers". Promovida pela ADP (Associação de Designers de Produto), a mostra apresenta anualmente os melhores projetos de conclusão desenvolvidos nos cursos de design brasileiros no último ano. Entre os trabalhos expostos, três receberão troféu de destaque por melhor atender a critérios como ergonomia, forma e funcionalidade, além do impacto ambiental e viabilidade de produção. A Esdi será representada por "Sala de aula transportável temporária para áreas devastadas", projeto de Marcello Halfeld (form. Esdi 2009). O trabalho, desenvolvido sob orientação do professor Frank Barral, propõe salas montáveis modulares, a serem instaladas em áreas de crise no período seguinte a um desastre, visando garantir a continuidade do processo de ensino. Cada sala é capaz de comportar até 22 alunos, e elas podem ser conjugadas de modo a expandir a capacidade de atendimento. A exposição poderá ser visitada em São Paulo até o dia 26 de setembro, e em seguida passará por Florianópolis, Brasília e Belo Horizonte. O Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso fica na Av. Paulista, 1313 (Centro), São Paulo. Mais informações pelo telefone (16) 3623-8012, e-mail jovensdesigners@jovensdesigners.com.br ou no site: www.jovensdesigners.com.br.

Concurso "Espécies ameaçadas" para estudantes

Estão abertas até o dia 30 de setembro as inscrições para o concurso de design gráfico "Espécies ameaçadas", promovido pela "Tokyo Designers Week 2010 – Environmental Design Exhibition", em parceria com o site "designboom". O concurso internacional para estudantes pretende aumentar a conscientização sobre o problema e estimular ações e a obtenção de recursos para combater a série de extinções que ameaçam a maioria dos ecossistemas. As propostas devem ser originais e atraentes, comunicando o tema de forma imediata, além de flexíveis, podendo ser adaptadas a uma série de diferentes meios, como bandeiras, selos, cartazes etc. Os trabalhos deverão ser submetidos como arquivos digitais, seguindo o formato especificado pelos organizadores. O primeiro colocado receberá ¥ 200 mil, enquanto dois projetos classificados em segundo lugar receberão ¥ 100 mil cada um. Esses premiados serão exibidos, juntamente com os demais trabalhos de destaque, durante o evento em Tóquio, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro deste ano. Se houver um número muito grande grande de inscrições, estas poderão ser encerradas antes da data limite. Chamada de trabalhos no site "designboom" e mais informações sobre a "Tokyo Designers Week" no site: www.tdwa.com.

Concurso "Rebrand 100"

Podem ser feitas até 22 de setembro ou, em prazo estendido, até o dia 6 de outubro, as inscrições para o "Rebrand 100 Global Awards", que pretende reconhecer, internacionalmente, os melhores projetos de reposicionamento de marcas. O concurso receberá trabalhos realizados entre janeiro de 2008 e setembro de 2010, numa variedade de setores e em três categorias: "Enterprise rebrand", para projetos que abranjam toda uma empresa ou instituição, "Component rebrand", para produtos, serviços ou ambientes específicos, e "Brand extension" para uma nova linha de produtos ou serviços de uma marca existente. Os candidatos devem fornecer, além de texto de até 250 palavras descrevendo o contexto do setor, desafios, estratégia e resultados do processo, imagens da situação anterior ao rebranding, assim como daquela posterior ao projeto. O custo de participação, que permite o envio de até dez imagens de cada uma dessas duas situações, é US$ 595 até o dia 22. Após essa data, será cobrada taxa adicional de US$ 100. Vencedores de edições passadas do concurso e membros das organizações apoiadoras têm preço especial de US$ 495 até o dia 22, e US$ 595 até o dia 6 de outubro. Os vencedores receberão certificados e passarão a fazer parte do banco de dados de consultores recomendados pela Rebrand, além de ter seus trabalhos divulgados no site da organização e nas campanhas de mídia que promoverão o resultado do concurso. Mais informações no site www.rebrand.com, onde pode ser obtido o edital do concurso.

Concurso para professor de design em Bauru

Estão abertas até o dia 21 de setembro as inscrições para uma vaga de professor no Departamento de Design da Faac (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação) do campus Bauru da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho). O posto, na categoria Professor Assistente Doutor, atenderá o conjunto de disciplinas Tipografia I, II e III e Produção Gráfica I, II e III, e seguirá o RDIDP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa), com carga horária de 40 horas semanais. O salário é R$ 7.574,75, passando a R$ 9.030,61 se o candidato for portador do título de livre-docente. O concurso constará de prova de títulos, prova didática e análise de portfólio. Os candidatos deverão ainda apresentar projeto de pesquisa na área do certame. As inscrições custam R$ 61,00 e devem ser feitas nos dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h00 às 16h30, na Seção de Comunicações do campus, que fica na Avenida Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 (Vargem Limpa), Bauru. Mais informações e edital, com programa do concurso e bibliografia, no site: www.faac.unesp.br/concursos.rqu

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Inscrições abertas para o Guaramirim Moda Vanguarda



Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para o mais importante evento de moda do Sul do País pelo site www.guaramirimmodavanguarda.com.br.
Guaramirim Moda Vanguarda, que acontece de 17 à 19 de novembro, em Guaramirim, vai reunir os acadêmicos de moda com a intenção de revelar talentos e projetá-los para o mercado de trabalho.
Faz parte do prêmio, levar o vencedor para a Casa de Criadores, em São Paulo. Este evento tem 13 anos de história e já revelou vários nomes que hoje são famosos no mundo fashion.
O curador do Salão de Novos e coordenador técnico do evento, André Hidalgo, em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (09), parabenizou o prefeito de Guaramirim, Nilson Bylaardt, pela iniciativa e disse que o município é pioneiro no País. “Nós nunca tivermos este apoio na Casa de Criadores, sempre buscamos talentos sozinhos e esta parceria é muito importante. Se o pólo está aqui não precisa buscar fora. Nunca vi uma Prefeitura ou instituição fazer o que está sendo feito em Guaramirim”, afirmou Hidalgo.
Qualquer acadêmico do curso de moda pode participar do Guaramirim Moda Vanguarda. As inscrições para catarineneses são gratuitas.
Em todo o estado são seis mil acadêmicos nesta área. O diretor do Grupo Uniasselvi, Gonter Bartel, destacou que em quatro unidades do grupo são cerca de 600 estudantes. O coordenador dos Cursos de Moda e Design da Unerj/PUCPR, Nelson Martins de Almeida Netto, que também participou da coletiva, informou que na Unerj são cerca de 80 acadêmicos e no Senai e Ifet (Instituto Federal de Tecnologia), em Jaraguá do Sul, são mais 280.
Segundo o prefeito, as empresas poderão passar a usar os profissionais da região, que terão renome nacional, e a marca também será mais valorizada. “Pensamos em um evento para os estudantes porque as faculdades têm as melhores pessoas para o desenvolvimento da cidade. Com este evento queremos proporcionar o crescimento de todos”, falo Bylaardt.
Até o dia 30 de agosto serão feitas as inscrições pelo site. Durante todo o mês de setembro uma comissão, com pessoas renomadas na área da moda, irá escolher as 10 melhores coleções, que serão divulgadas no dia 30 de setembro.
O local para realização do evento ainda não foi definido, mas a Fameg/Uniasselvi, em Guaramirim, está sendo analisada como a possível sede.
O regulamento e a programação estão disponíveis no site www.guaramirimmodavanguarda.com.br.



Quem é André Hidalgo?

André Hidalgo é jornalista e empresário. Trabalhou por 4 anos no jornal Folha de S. Paulo (caderno Ilustrada) como repórter e foi editor da extinta revista Interview. Em maio de 1997 fundou o evento Casa de Criadores, destinado a revelar novos talentos da moda brasileira. O evento colocou e projetou no mercado nomes como André Lima, Carlota Joaquina, Cavalera, Elisa Chanan, Fábia Bercsek, Giselle Nasser, Icarius (estilista da marca Diesel), Juliana Jabour, Jum Nakao, Karlla Girotto, Lorenzo Merlino, Marcelo Quadros, Marcelo Sommer, Mário Queiroz, Ronaldo Fraga e V.Rom, entre vários outros. Atualmente, além de diretor geral da Casa de Criadores, Hidalgo é sócio proprietário do Clube Glória, uma das principais casas noturnas de São Paulo.


Saiba mais sobre a Casa de Criadores

A Casa de Criadores surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas, em parceria com Hidalgo, decidiu promover um evento para lançar suas novas coleções. O objetivo principal era estabelecer um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Seu foco era a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira. Centrado, inicialmente, num movimento nascido na cena underground paulistana que aliava moda, comportamento e música eletrônica, a Casa de Criadores ampliou seu universo e foi incorporando estilistas e criadores de outros estados brasileiros - nos mais variados estágios de carreira.

Desde então, a Casa de Criadores já lançou e/ou projetou nomes como Marcelo Sommer, Cavalera, Ronaldo Fraga, Marcelo Quadros, Carlota Joaquina, André Lima, Karlla Girotto, Mário Queiroz, V.Rom, Lorenzo Merlino, Fábia Bercsek, Priscila Darolt, Simone Nunes, Erika Ikezili, Giselle Nasser, Samuel Cirnansck, Rita Wainer, Elisa Chanan, Juliana Jabour, Icarius, Jeziel Moraes, Gêmeas, Walério Araújo, João Pimenta e Gustavo Silvestre, entre várias outras marcas de expressão no cenário da moda nacional.


Fonte: Prefeito Nilson Bylaardt - 92054215
Publicitário Nilo Braga – 48 96097000


Foto: O curador do Guaramirim Moda Vanguarda, André Hidalgo, conversou com a imprensa sobre o evento na manhã desta sexta-feira (09).

domingo, 22 de agosto de 2010

Curso com videoartista no Parque Lage

Inicia-se no dia 31 de agosto, na EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage), o curso "Videoarte: fundamentos e análise crítica", que será ministrado pelo artista Bill Lundberg, pioneiro da videoarte e professor da Universidade do Texas. Nos seis encontros semanais, sempre às terças-feiras, serão exibidos filmes de artista históricos e contemporâneos, dando ênfase a obras não narrativas, além de exemplos de instalações que se utilizam da videoarte como linguagem. Serão discutidas as aplicações de vídeo digital, as estratégias dos artistas que utilizam o meio e performances que utilizam estes recursos. Noss dois últimos encontros serão analisados e dicutidos vídeos produzidos pelos próprios alunos. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 19h00 às 22h00, e seguirão até o dia 31 de outubro. O custo é R$ 300,00. A EAV fica na rua Jardim Botânico, 414 (Jardim Botânico). Mais informações pelo telefone (21) 3257-1800, e-mail eav@eav.rj.gov.br ou no site: www.eavparquelage.rj.gov.br.

21° Curta Kinoforum

Iniciou-se na quinta-feira, 19 de agosto, e segue até a sexta-feira, dia 27, em São Paulo, a 21ª edição do "Curta Kinoforum", o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. A mostra pretende ser um ponto de encontro da produção latino-americana e internacional e promover o intercâmbio de experiências culturais, econômicas e políticas relacionadas ao curta-metragem. Na programação, serão exibidos um total de mais de 400 filmes de 30 países, entre os quais 146 títulos brasileiros, distribuídos em três seções (Mostra Brasil, Panorama Paulista e Cinema em Curso). O evento inclui também retrospectivas, homenagens e curtas-metragens digitais feitos nas periferias das grandes cidades brasileiras. As sessões são gratuitas e os ingressos estão disponíveis para retirada uma hora antes de cada sessão, na sala de exibição. Mais informações e programação no site: www.kinoforum.org.br/curtas/2010.

Cursos de fotografia, iluminação e vídeo

Iniciam-se neste mês de agosto e início de setembro três cursos voltados às áreas de fotografia e iluminação, oferecidos pelo Ateliê da Imagem. O "Curso básico de fotografia", a partir do dia 2 de setembro, tem por objetivo ensinar o aluno a utilizar os recursos das câmeras, apurar seu olhar e aprimorar a composição. O curso pode ser feito de forma extensiva (uma aula por semana) ou intensiva (duas ou mais aulas por semana) com o custo de R$ 590,00. Além desse, se iniciará nesta quinta-feira, 26 de agosto o curso "Assistente de estúdio fotográfico", com aulas nas tardes de terças e quintas-feiras, enquanto o curso de "Câmera de vídeo, cuja primeira aula acontece em 1º de setembro, terá aulas nas tardes de segunda e quarta-feira. Ambos têm o custo de R$ 480,00. O pagamento pode ser feito no primeiro dia de aula, com cheques pré-datados para os dias de preferência do aluno, e todos os valores podem ser pagos em duas ou três parcelas (sendo mais caras as inscrições parceladas). O Ateliê, além de funcionar como escola livre de imagem, promovendo atividades como exposições, seminários e curadorias. As matrículas podem ser feitas pelo e-mail info@ateliedaimagem.com.br. O Ateliê da Imagem fica na Av. Pasteur, 453 (Urca). Mais informações pelo telefone (21) 2244-5660 ou no site: www.ateliedaimagem.com.br.

Mostra "Salas e abismos" de Waltercio Caldas

Será inaugurada nesta quinta-feira, 26 de agosto, no MAM-Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), a exposição "Salas e abismos", de Waltercio Caldas. A mostra reúne 12 "ambientes", realizados entre 1978 e 2009, e procura, por meio de um percurso definido de visitação, desenvolver um relacionamento e diálogo entre eles e com o espaço circundante. Salas e abismos é também o título de livro recentemente lançado pelo artista carioca, no qual são apresentados 25 ambientes, pretendendo o autor que se alcance também aí a interferência de cada trabalho sobre os demais. A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de outubro, de terça a sexta-feira, de 12h00 às 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h00 às 19h00, sendo que a bilheteria fecha 30 minutos antes do final do horário de visitação. O ingresso custa R$ 8,00, havendo meia entrada para estudantes e idosos. O MAM-Rio fica na Av. Infante Dom Henrique, 85 (Parque do Flamengo). Mais informações pelo telefone (21)2240-4944 ou no site: www.mamrio.org.br.

Erthos Albino de Souza no IMS

Será aberta nesta terça-feira, 24 de agosto, no IMS (Instituto Moreira Salles), a exposição "Erthos Albino de Souza – Poesia: do dáctilo ao dígito". Nascido em Ubá, Minas Gerais, e radicado a maior parte da vida em Salvador, Erthos Albino de Souza (1932-2000) foi, ao lado de sua atuação profissional como engenheiro, nome importante da poesia concreta e visual no país, tendo sido pioneiro no uso de computadores na produção de poesia experimental. A abertura contará, às 19h30, com mesa redonda da qual participarão os poetas Augusto de Campos e André Vallias, curadores da mostra, e Carlos Ávila, organizador da primeira bibliografia dos trabalhos de Erthos. A entrada é gratuita, com senhas distribuídas uma hora antes. A exposição poderá ser visitada de 25 de agosto a 24 de outubro, de terça a sexta-feira, das 13h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 20h00. O IMS fica na Rua Marquês de São Vicente, 476 (Gávea). Mais informações pelo telefone (21) 3284-7400, ou no site: www.ims.com.br.

Fernando Pessoa: plural como o universo

Será inaugurada nesta segunda-feira, 23 de agosto, e poderá ser vista pelo público a partir do dia 24, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a exposição "Fernando Pessoa: plural como o universo". O português Fernando Pessoa (1888-1935) foi um dos maiores poetas da língua portuguesa, e poemas assinados com seu próprio nome, assim como com os de seus "heterônimos" Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, serão exibidos na exposição. O projeto expográfico da mostra foi realizado pelo cenógrafo Helio Eichbauer, com assistência do designer e professor da Esdi Luiz Henrique Sá (form. Esdi 2004), e explora como conceito visual o mar – que, desde o tempo das navegações, é tema central na cultura portuguesa e foi tratado por Pessoa em sua obra – e os diversos tons de azul da água e do céu. A visitação acontecerá de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00, e o Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/n° (Luz), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3326-0775 ou no site: www.museudalinguaportuguesa.org.br.

"Rico Lins: uma gráfica de fronteira" no Paraná

Será aberta nesta segunda-feira, 23 de agosto, às 19h30, na Caixa Cultural de Curitiba, a exposição "Rico Lins: uma gráfica de fronteira". O evento se inicia, às 18h30, com palestra, aberta ao público, do designer e artista gráfico Rico Lins (form. Esdi 1976). A mostra, que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, chega a Curitiba como parte da programação que antecede a edição de 2010 da Bienal Brasileira de Design, que acontecerá na capital paranaense a partir do dia 14 de setembro. Os projetos exibidos por Rico traçam de maneira não linear um panorama do seu trabalho, e propõem uma reflexão sobre os processos de produção, composição e impressão envolvidos na criação e reprodução de peças gráficas. Como parte das atividades, acontecerão, no dia 13 de setembro, às 19h00, o lançamento do catálogo da mostra; no dia 20 de outubro, também às 19h00, mesa redonda com Rico e convidados e, no dia 21 de outubro, workshop ministrado pelo designer. O workshop, que tem número limitado de vagas, acontecerá das 10h00 às 17h00, e os interessados devem se inscrever pelo e-mail zucca@email.com. A exposição poderá ser visitada até o dia 24 de outubro, de terça-feira a sábado, das 10h00 às 21h00, e aos domingos, das 10h00 às 19h00. A Caixa Cultural fica na Rua Conselheiro Laurindo, 280 (Centro), Curitiba. Mais informações pelo telefone (41) 2128-5114 ou no site: www.caixacultural.com.br.

14º Circuito das Artes do Jardim Botânico

Inicia-se neste sábado e domingo, 20 e 21 de agosto, a 14º edição do "Circuito das Artes do Jardim Botânico". O evento segue ainda no próximo fim de semana, dias 28 e 29, com um roteiro que inclui os ateliês do bairro, shows, palestras, apresentações teatrais e a cena gastronômica local. O circuito contará com a participação de mais de 90 artistas, num total de mais de 50 ateliês e estúdios abertos das 12h00 às 20h00. As exposições cobrem trabalhos em pintura, escultura,gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, fotografia, desenho, design de joias, instalações, objetos contemporâneos, tecidos para decoração e vestuário, moda, peças utilitárias e acessórios. Durante o evento, haverá visitas guiadas e exposições no próprio Jardim Botânico, e a EAV (Escola de Artes Visuais do Parque Lage) realizará trabalho voltado para crianças, além de vernissages e atividades do Cine Lage, com exibições ao ar livre. O Circuito 2010 também terá pela segunda vez o "Circuitinho", com oficinas de arte dedicadas exclusivamente ao público infanto-juvenil. Mais informações e programação no site: www.circuitodasartes.com.br.

Credenciamento de consultores de design para Senai-SP

Será feito até o dia 10 de setembro o credenciamento de consultores externos para prestação de serviços para o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo). Podem se cadastrar profissionais nas áreas de design, arquitetura e fotografia, que poderão desenvolver projetos em suas áreas específicas, realizar consultorias de curta duração, palestras, oficinas e workshops, sempre a partir da demanda da entidade. A inscrição é aberta a pessoas físicas ou jurídicas, e os interessados devem comprovar pelo menos um ano de experiência no setor de interesse, por meio do envio de seus projetos. O Senai-SP analisará as demandas e os distribuirá, de acordo com suas características, entre as categorias "Projetos de design", "Projetos de arquitetura", "Produção de fotos" e "Atividades especiais de curto prazo". A categoria "Projetos de design" se subdivide nos segmentos de design social, gráfico, de produtos e de embalagens. O mesmo projeto, dependendo de sua complexidade, poderá ser atribuído a mais de uma categoria. A remuneração para os consultores em design e arquitetura será de R$ 50,00 por hora, enquanto a produção de fotos terá valor unitário entre R$ 50,00 e R$ 280,00. Tanto para pessoas físicas como para empresas, o valor máximo de contratação anual será R$ 25 mil. A documentação para credenciamento e ficha de inscrição devem ser enviadas exclusivamente por correio para o endereço do órgão na Av. Paulista, 1313, 4º andar, sala 450, São Paulo. Edital e mais informações no site: www.sp.senai.br.

domingo, 15 de agosto de 2010

Inscrição de trabalhos para a "Interaction South America 2010"



Até o dia 31 de agosto poderá ser feita a inscrição de trabalhos para a "Interaction South America 2010", conferência que será realizada pela IxDA (Interaction Design Association) do Brasil e Argentina. O evento é a segunda edição da conferência na América Latina, e acontecerá em Curitiba, de 2 a 4 de dezembro deste ano. Entre os objetivos estão a divulgação da produção dos grupos de pesquisa vinculados às instituições de ensino que trabalham com design de interação, e o estímulo à produção científica na graduação e na pós-graduação, ressaltando o vínculo com o mercado. Podem ser inscritos artigos acadêmicos, originais e submetidos apenas para o evento, ou casos de empresas e de mercado, com resultados interessantes relacionados à tecnologia de interação humana, soluções e produtos interativos. Os artigos podem variar de oito a dez páginas, e os casos de empresas e mercado de quatro a seis páginas. As línguas aceitas são português e inglês. O formato para submissão está disponível no site, e os trabalhos, em formato PDF e sem informação de autoria, devem ser submetidos pelo sistema "EasyChair". Os artigos acadêmicos serão publicados nos anais do congresso, em formato digital, e os casos de empresa receberão certificado de apresentação. Mais informações no site: www.interaction-southamerica.org.

Congresso sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade



Será realizado de 24 a 27 de agosto, em Brusque, Santa Catarina, o "1° Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade". O congresso pretende potencializar os saberes produzidos pela academia e os setores produtivos de diversos segmentos para a inovação, tecnologia e sustentabilidade, e tem as seguintes temáticas: ciência e tecnologia, inovação e design, sustentabilidade e desenvolvimento de produtos e processos. Haverá apresentação de casos de sucesso nos diversos segmentos do meio empresarial, bem como workshops, conferências e visitas técnicas. O custo é R$ 50,00. As apresentações orais serão realizadas de 9h00 às 11h00 do dia 26 de agosto, no auditório da Unifebe (Centro Universitário de Brusque) e as palestras ocorrerão todos os dias a partir das 18h00, no anfiteatro daquela universidade. O auditório fica na Rua Dorval Luz, 123 (Santa Terezinha), e o anfiteatro na Rua Manoel Tavares, 52 (Centro), ambos em Brusque, Santa Catarina. Mais informações no site: www.unifebe.edu.br.

Exposição de Fayga Ostrower em Santa Catarina



Será inaugurada nesta quarta-feira, 18 de agosto, no Museu Victor Meirelles, de Florianópolis, a exposição "Fayga Ostrower: densidade e leveza". A mostra homenageia os 90 anos de nascimento da artista e teórica de arte, nascida na Polônia e que viveu no Brasil a partir de 1934. Ao longo de sua vida, Fayga explorou diversas técnicas de expressão artística como a gravura, na queal se estacou, além da pintura, desenho, ilustração e cerâmica, tendo sido ainda professora e escrito diversos livros de teoria da arte. Durante a abertura, haverá um encontro, às 18h00, com a curadora Maria Luisa Távora e com Noni Ostrower, filha da artista e presidente do Conselho Consultivo do Instituto Fayga Ostrower, que cedeu peças de seu acervo para a mostra. A entrada é franca e a exposição poderá ser visitada a partir do dia 19 de agosto. O Museu Victor Meirelles fica na rua Victor Meirelles, 59 (Centro), Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3222-0692, e-mail museu.victor.meirelles@iphan.gov.br ou no site do museu: www.museuvictormeirelles.org.br.

24º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira



Pode ser feito até esta quinta-feira, 19 de agosto, o pagamento de inscrições para o "24º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira". O concurso abrange categorias para produtos e/ou objetos em produção, e suas respectivas modalidades, reservadas a projetos em estágio de mock-up ou de desenvolvimento: "Mobiliário", "Utensílios", "Iluminação", "Têxteis", "Equipamentos eletroeletrônicos", "Equipamentos de construção" e "Equipamentos de transporte". Além dessas, há categorias para a produção teórica cujo tema central esteja ligado ao design de produto, design gráfico, arquitetura, urbanismo ou paisagismo: "Trabalhos escritos publicados" e "Trabalhos escritos não publicados". As inscrições custam R$ 60,00 e devem ser feitas pelo site do MCB (Museu da Casa Brasileira), e, após o pagamento, deverão ser finalizadas até o dia 27 deste mês. As peças que forem aprovadas pelo júri durante a segunda fase de seleção farão parte da exposição "24º Prêmio Design MCB", como selecionadas ou premiadas. Os autores das peças premiadas em primeiro lugar em cada categoria receberão o valor bruto de R$ 6 mil. O primeiro lugar de cada modalidade receberá prêmio no valor bruto de R$ 2 mil. A cerimônia de premiação e abertura da exposição com os trabalhos premiados e selecionados é aberta ao público e à imprensa, e ocorrerá no dia 23 de novembro deste ano, a partir das 19h30, no MCB, que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 (Jardim Paulistano). Mais informações e inscrições no site: www.mcb.org.br.

Mostra reúne vestidos de Divas do Cinema em São Paulo


Mostra em São Paulo reúne vestidos usados por divas como Marilyn Monroe e Grace Kelly nos cinemas


A partir desta segunda-feira (16/8) estará em cartaz no Shopping Iguatemi, em São Paulo, a mostra "De Hollywood para a Moda", com seis vestidos usados pelas divas do cinema Marilyn Monroe, Grace Kelly, Rita Hayworth, Vivien Leigh e Audrey Hepburn em seus filmes mais icônicos.

Dois vestidos usados por Marilyn estarão expostos. O da foto ao lado, parte do figurino da atriz no filme "Os Desajustados", é o único original da mostra. Já o clássico vestido branco que veio acima sobre um duto de ventilação, em uma cena de "O Pecado Mora ao Lado", umas das mais emblemáticas do cinema, aparece em forma de réplica, assim como os looks de Grace Kelly em "Ladrão de Casaca", Rita Hayworth em "Gilda", Vivien Leigh em "E O Vento Levou" e Audrey Hepburn em "Cinderela em Paris".

As peças fazem parte do acervo de cerca de 60 mil itens do colecionador londrino Gene London, todos eles relacionados ao mundo do cinema.

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de agosto, de segunda a domingo, das 10h às 22h, no Espaço Fashion do Shopping Iguatemi, com entrada gratuita.

A seguir, os vestidos que estarão expostos:

Cheio de pregas e esvoaçante, este vestido foi usado por Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado", em 1955. Anos depois, em 1996, a atriz Mira Sorvino usou um modelo idêntico para encarnar Marilyn na cinebiografia "Norma Jean & Marilyn", sobre a loira bombshell. Sarah Jessica Parker usou a mesma réplica em um ensaio para a revista "Première".

O tomara-que-caia preto que vestiu Rita Hayworth em "Gilda".

Em "Cinderela em Paris", Audrey Hepburn vestiu um longo vermelho sem detalhes ou estampas.

Vivien Leigh em longo aveludado na cor vinho em "E O Vento Levou".

O vestido dourado de Grace Kelly, a musa de Alfred Hitchcock, em "Ladrão de Casaca".

http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI162983-17631,00-MOSTRA+EM+SAO+PAULO+REUNE+VESTIDOS+USADOS+POR+DIVAS+COMO+MARILYN+MONROE+E+G.html

sábado, 7 de agosto de 2010

Carta Verde para a Copa de 2014

Foi desenvolvida pelo SINAENCO - Sindicato de Arquitetura e Engenharia um documento com as recomendações para realizar a Copa do Mundo FIFA 2014 sustentável. Esta carta será encaminhada para o presidente e ministros do Meio Ambiente, Esportes, Cidades, Planejamento e Turismo, além de governadores e prefeitos das 12 cidades-sede do mundial.

A sustentabilidade vem ganhando força, edição por edição do maior evento esportivo do mundo. Devido a isso, o SINAENCO realizou o manifesto pela “Copa Verde”. O setor da construção civil será um dos principais beneficiários da Copa, com investimento bilionários destinados a estádios, mobilidade urbana, saneamento, hotelaria, turismo, infraestrutura e comunicações.

A Carta propõe que os investimentos devem ser pautados pelos princípios e normas da construção sustentável: ecoeficiência, redução da poluição e reciclagem. Destacando que o evento é uma boa oportunidade para implementar ações ambientalmente corretas, como a despoluição de ícones turísticos e a promoção da universalização do saneamento básico no país.

Princípios da Carta Verde

1. Pautar pela sustentabilidade os investimentos em arenas, infraestrutura e outros empreendimentos voltados para a Copa, a partir das concepções dos projetos, abrangendo as diversas dimensões da intervenção sobre o meio ambiente.

2. Orientar os empreendimentos pelos princípios e normas da construção sustentável e, principalmente, aproveitar as águas das chuvas, assim como o reuso da água tratada, minimizar o consumo de energia elétrica, utilizar fontes renováveis e materiais recicláveis, inclusive o material de demolição dos estádios, e reduzir a emissão de gases geradores do efeito estufa.

3. Priorizar, nos projetos de mobilidade, as modalidades de uso coletivo e movidos por biocombustíveis ou eletricidade, com redução do uso de combustíveis não renováveis.

4. Utilizar o projeto de arquitetura e engenharia como a ferramenta capaz de melhor compatibilizar, num empreendimento, a intervenção física e a dimensão ambiental, trabalhando para a redução e mitigação de impactos.

5. Inserir mecanismos na Lei de Licitações que incentivem as compras sustentáveis. Instituir incentivos fiscais e financiamentos especiais para empreendimentos sustentáveis.

6. Priorizar a construção de estruturas permanentes, e não provisórias, quando, analisadas as reais demandas, são necessários investimentos na ampliação da infraestrutura, no intuito de oferecer um verdadeiro legado para a população.

7. Ampliar a capacidade hoteleira de maneira sustentada, de forma que instalações não fiquem ociosas no pós-Copa.

8. Aproveitar o momento oportuno de coesão nacional para o desenvolvimento de amplas campanhas educativas, com foco em reciclagem e economia de recursos renováveis e não-renováveis.

9. Priorizar mão de obra local, quando for suficiente para atender as demandas, minimizando a imigração para as áreas das obras para as quais não haja sustentabilidade de empregos.

10. Valer-se do momento oportuno para despoluir os ícones turísticos – baías, lagos, rios – de cada cidade-sede e desencadear o processo de despoluição do litoral brasileiro.

11. Promover a universalização do saneamento básico no país, fundamentalmente nas 12 cidades-sede e suas regiões metropolitanas.

12. Aprimorar a limpeza urbana, com inserção de pontos de reciclagem nas cidades-sede.

Maiores informações: www.sinaenco.com.br.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sustainable Luxury Fair



Exposição de arte contemporânea e feira de luxo, a 1.618 Sustainable Luxury Fair será realizada em Paris, de 06 a 10 de maio, no Palais de Tokio. O número que define o evento é um resultado matemático, representante da proporção divina e da harmonia universal.

Direcionado a um público exigente, que quer, acima de tudo, produtos de qualidade e o que há de melhor no mercado. O evento irá apresentar o melhor do luxo em produtos e serviços que possuem uma abordagem pura e verdadeira em relação ao desenvolvimento sustentável, como eco-hotéis de luxo, carros, novas tecnologias, design, arquitetura, moda, jóias, arte e bem-estar. A cenografia pretende provocar o debate e a interação entre objetos e visitantes, estimulando novas sensações e emoções.

40 expositores foram selecionados por um comitê de especialistas que analisaram a inovação, criatividade e valor ético dos produtos. Estima-se que 10 mil visitantes passem pelo local.

Serviço:
Ingresso: 18 euros (crianças até 12 anos não pagam)
Horário: 06, 07 e 10 de maio - das 10 às 19 horas.
08 e 09 de maio - das 11 às 20 horas.

Bienal Brasileira de Design 2010



De 14 de setembro a 31 de outubro, Curitiba vai respirar design. Neste período, a capital paranaense recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, com o tema “Design, Inovação e Sustentabilidade”, sob curadoria geral de Adélia Borges.

O evento, de repercussão internacional, pretende refletir sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta. Desafio este que, desde os anos 80, se transformou em meta na agenda da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tanto, a Bienal 2010 vai promover mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais paralelas. A edição deste ano inova ao acontecer não em um único local e sim simultaneamente em vários lugares de Curitiba. A programação inclui tanto espaços expositivos institucionalizados – como museus e universidades –, quanto espaços públicos de alta movimentação de pessoas – como parques e o calçadão da Rua XV de Novembro, o mais antigo do país.

Assim, a iniciativa transborda o campo habitual das exposições e extravasa para a cidade.Os organizadores esperam receber 250 mil visitantes, não apenas designers e profissionais de áreas afins, mas a comunidade em geral. Crianças, idosos e portadores de necessidades especiais encontrarão a estrutura necessária para prestigiar o evento com segurança e autonomia, a partir da presença de monitores treinados e de conteúdo adaptado. Além disso, a expectativa é que 500 mil internautas naveguem pelas exposições virtuais e elejam o produto-destaque da Bienal 2010.

Mais informações em: http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Innovation Day



Promovido pelo Centro Internacional de Inovação (C2i) do Sistema FIEP, o Innovation Day vai reunir os agentes que fazem a gestão da inovação em suas empresas e indústrias e também gestores interessados em inovar.

Dentro dos pressupostos do Centro Internacional de Inovação (C2i), o Innovation Day reforça a inovação como um elemento estratégico e que potencializa a competitividade de um país, criando diferenciais no mercado nacional e internacional.

Mais informações: http://www.c2i.org.br/innovationday/

Dutch Design Week 2010


From October 23 through October 31, the city of Eindhoven will be transformed into the capital of design.

Dutch Design Week (DDW), the largest design event in the Netherlands, presents a sophisticated blend of fresh talent, successful designers and established bureaus.

During DDW, the public can visit numerous exhibition, award shows, workshops, openings, product launches, seminars and parties.

Among this year's highlights are Oiva Toikka by Iittala exhibition, The X Factor in Design by Onomatopoeia, the social design project Design Circus Woensel-West and the opening of the new location of designer Piet Hein Eek.

Dutch Design Week presents unparalleled ideas, individualistic works and insightful designer solutions.

Over 1,500 designers display their work ranging from industrial design, spatial design, graphic design, textiles, sustainable design and design management & trends.

http://www.dexigner.com/product/news-g21203.html

Art Directors Club Announces 2010 ADC Hall of Fame Laureates



The Art Directors Club announced the latest group of inductees into the prestigious ADC Hall of Fame.

The honorees, representing advertising, design, typography, illustration, photography and education, will be inducted at a creative black-tie benefit dinner on November 4, 2010, at the ADC Gallery in New York, with proceeds going toward ADC scholarship programs.

ADC established the ADC Hall of Fame in 1971 as a cross-disciplinary acknowledgement of the most renowned professionals in visual arts and communications.

Past inductees represent a diverse group of luminaries in those fields, including Richard Avedon, Saul Bass, Leo Burnett, Jay Chiat, Walt Disney, Charles and Ray Eames, Milton Glaser, Annie Leibovitz, Laszlo Moholy-Nagy, Paul Rand, Andy Warhol and others.

"ADC Hall of Fame pays lasting tribute to those whose careers have profoundly influenced the direction of their fields," said Doug Jaeger, president, ADC.

"This recognition honors an ongoing lifetime of achievement that exemplifies the highest standards of creative excellence and leads the industry forward.

We're proud to capture the history of our industry in the accomplishments of these laureates."

http://www.dexigner.com/graphic/news-g21204.html

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Exposição de abstratos no Rio Grande do Sul

Pode ser visitada a partir desta sexta-feira, 30 de julho, na Fundação Iberê Camargo, a exposição "Desenhar no Espaço – artistas abstratos do Brasil e da Venezuela na Coleção Patricia Phelps de Cisneros". Com curadoria de Ariel Jiménez, a mostra apresenta um significativo período no desenvolvimento dos movimentos abstracionistas nos dois países, do final da década de 1940 até os anos 1970, no qual as mudanças culturais, políticas, econômicas e sociais desencadeadas pela urbanização exigiram uma nova resposta dos artistas plásticos. A exposição conta com 88 obras dos venezuelanos Alejandro Otero, Carlos Cruz-Diez, Gego e Jesús Rafael Soto e dos brasileiros Helio Oiticica, Hércules Barsotti, Judith Lauand, Lygia Clark, Mira Schendel e Willys de Castro, visando uma comparação que não busque uma suposta essência nacional, mas sim as peculiaridades de cada um. A mostra pode ser vista de terça-feira a domingo, das 12h00 às 19h00, sendo que às quintas-feiras o horário se estende até as 21h00. A Fundação Iberê Camargo fica na Av. Padre Cacique, 2000 (Cristal), Porto Alegre. Mais informações no site: www.iberecamargo.org.br.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Concurso Paraná Criando Moda



O Concurso Paraná Criando Moda - Talentos da Moda Paranaense comemora 10 anos e apresenta novidades. Nesta edição as inscrições estão abertas para estudantes de moda, design e confecção de todo o Brasil.

A premiação deste ano é outro diferencial. O vencedor receberá o valor de R$ 7 mil e o segundo e o terceiro colocados receberão, respectivamente, R$ 5 mil e R$ 3 mil.

Projetos
Os projetos devem conter dois croquis, sendo um conceitual e o outro comercial. Vale ressaltar que o croqui comercial dever ser uma releitura do conceitual. Devem ser apresentados junto com o projeto mostras de tecidos, aviamentos e as cores que serão usadas para a confecção das peças.

Inscrição
Os participantes só podem se inscrever por meio da instituição de ensino onde estão matriculados ou formados há no máximo dois anos. Poderão participar as escolas, faculdades e universidades brasileiras, de nível técnico e superior, que ministram cursos nas áreas de Moda, Design ou Confecção. Cada instituição pode participar com até 15 trabalhos, sendo apenas uma inscrição por aluno, com idade mínima de 17 anos. A instituição de ensino é responsável pelos projetos enviados, bem como, por garantir a autenticidade dos mesmos.

Seleção
É avaliada a fidelidade ao regulamento, adequação ao tema, coerência entre tema e conceito, forma de apresentação, criatividade, viabilidade de confecção dos looks, materiais, inovação e pesquisa.

Entrega das peças confeccionadas
Os finalistas deverem confeccionar as propostas apresentadas sendo fieis o projeto entregue. As peças devem ser entregues juntos com os acessórios (sapatos, chapéu, peruca, etc.).

Banca Avaliadora
As propostas confeccionadas passam pela primeira banca, composta por empresários do setor, profissionais das áreas de Moda, Design e Confecção. A banca avaliadora formará uma nota de caráter técnico que será somada à nota da Banca Julgadora, no dia do desfile. Será avaliado o acabamento, a coerências entre o tema e os looks confeccionados, coerência entre a proposta original e os looks confeccionados e a modelagem.

Desfile Final
As peças participarão de um desfile, quando serão eleitos os três primeiros colocados. Para avaliar os trabalhos, é composta uma banca julgadora composta por profissionais das áreas de Moda, Arte, Design, Jornalismo e Confecção, entre outros. As notas desta comissão serão somadas às notas da banca avaliadora, classificando, assim, os três vencedores do concurso. Serão avaliadas a apresentação, a criatividade, originalidade e a adequação ao tema. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro no valor de R$ 7 mil, para o primeiro colocado, R$ 5 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro colocado. Todos os finalistas receberão um troféu de participação e certificado.

Fonte e informações:
http://paranacriandomoda.blogspot.com/

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Feira Brasileira para a Indústria Têxtil - FEBRATEX 2010



De 10 a 13 de agosto de 2010, acontece, em Blumenau, a Febratex 2010, reunindo o melhor em todos os segmentos da cadeia têxtil, entre eles: máquinas de costura, máquinas de corte, aviamentos, etiquetas, embalagens, equipamentos, acabamentos, beneficiamentos, fios, estamparias, automação industrial, informática, teares e matérias-primas.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Guaramirim Moda Vanguarda


Estudantes do último ano dos cursos de moda do estado de Santa Catarina poderão participar do Guaramirim Moda Vanguarda, concurso que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010. O concurso conta com a colaboração de André Hidalgo (Casa de criadores).
As coleções devem ter 10 looks e cada projeto enviado deverá ser composto por 10 croquis, referências técnicas e, no mínimo, 1 look completo, devendo ser endereçado em remessa única para a Alameda Casa Branca, 806, conjunto 11, CEP 01.408-001, São Paulo, SP, até o dia 20 de setembro. Os 10 (dez) projetos mais votados serão selecionados para desfile no Salão de Novos do GMV Guaramirim Moda Vanguarda, a realizar-se em Novembro deste ano. A coleção que for escolhida em terceiro lugar dentre todas as demais concorrentes, será premiada com uma viagem a São Paulo, com despesas pagas e convites VIP para assistir a próxima edição da Casa de Criadores, que acontece também em novembro do corrente ano, entre outras premiações e reconhecimentos do mercado de trabalho. A coleção que for escolhida em segundo lugar dentre todas as demais concorrentes, será premiada com R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro, mais uma viagem a São Paulo, com despesas pagas e convites VIP para assistir a próxima edição da Casa de Criadores, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro do corrente ano, entre outras premiações e reconhecimentos do mercado de trabalho. A coleção que for escolhida em primeiro lugar, dentre todas as demais concorrentes, será premiada com R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro, mais uma viagem a São Paulo, com despesas pagas e convites VIP para participar da próxima edição da Casa de Criadores, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em São Paulo, onde fará desfilar a coleção vencedora do Salão de Novos do GMV Guaramirim Moda Vanguarda, entre outras premiações e reconhecimentos do mercado de trabalho.
Regulamento completo e mais informações em: http://www.guaramirimmodavanguarda.com.br/

segunda-feira, 26 de julho de 2010

File



Acontecerá entre os dias 27 de julho e 29 de agosto, em São Paulo, a 11ª edição do File (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). A mostra, que acontecerá no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, apresentará intalações, games, performances, obras de arte pela Internet e workshops. Além disso, será realizadoo File PAI (Paulista Avenue Interactive), no qual vários trabalhos de arte pública interativos ocuparão diferentes pontos da Avenida Paulista, da mesma cidade. No dia 26, no Teatro do Sesi, também em São Paulo, acontecerá a cerimônia de premiação do "File Prix Lux 2010", que teve o intuito de incentivar novos talentos nas áreas de arte interativa, linguagem digital e sonoridade eletrônica. Entre os dias 27 e 30 de julho acontecerá também, no auditório do Instituto Cervantes, em São Paulo, o "File Symposium", que promoverá o encontro de teóricos, pesquisadores e artistas brasileiros e estrangeiros que trabalham na área da arte-tecnologia. Durante o evento, o grupo LaboCa (Laboratório de Computação e Arte e o artista argentino Jorge Crowe ministrarão um workshop sobre a arte-computação, para o qual as inscrições estão abertas e cujo número de vagas é limitado. O File incluirá também seções temáticas como a "File Documenta", "Machinima" e "Hipersonica". O Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso e o o Teatro do Sesi ficam na Av. Paulista, 1313 (Cerqueira César). O Instituto Cervantes fica av. Paulista, 2439 (Bela Vista). Mais informações no site: www.file.org.br.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bolsas de estudo para o Politécnico de Milão



O POLI.design - Consórcio do Politácnico de Milano está oferendo bolsas de estudo do curso de pós-graduação em idioma ingles em desenho industrial pra arquitetura.

O curso é uma resposta a um mercado em constante mudança, treinando profissionais pra desenhar prédios e componentes estéticos no cenário heterogêneo da produção industrial. No desenvolvimento desta perspectiva, o profissional demonstrará competências de produção de massa, standardização e compatibilidade com as componentes do sistema.

O curso começa no dia 21 de fevereiro de 2011, terá didática mista (aulas, workshops e stage em empresas patrocinadoras) com um total de 1500 horas. O custo é de 13.500 euros, e serão oferecidas quatro bolsas de 25% do custo total e uma de 50% do custo.

As bolsas cobrem parte do custo do master; mas a moradia e a comida ficam a cargo do estudante.

Para participar, basta enviar enviar o curriculum vitae, o application form preenchido e uma breve apresentaçao para o endereço formazione@polidesign.net.

Os requisitos para admissão são: formação em arquitetura ou design, fluência em inglês basicamente e capacidades praticas. O curriculum e o portfólio serão examinados só se for necessário.

Informações http://www.polidesign.net/id4a/

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Inscrições abertas para o 9° P&D

Estão abertas as inscrições para o 9° P&D (Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design), que será realizado entre os dias 13 e 16 de outubro na universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (ver "sinal" 342). O evento bienal é o maior congresso do gênero na América Latina e se constitui em importante fórum de divulgação e discussão para o avanço do conhecimento na área. As inscrições podem ser realizadas até a data do evento, porém os preços passam a ser progressivamente mais altos a partir de cada uma das seguintes datas: 20 de julho, 31 de julho e 15 de setembro. Mais informações e taxas de inscrição no site: blogs.anhembi.br/congressodesign.

Concurso para professores de design em São Paulo

Podem ser feitas até o dia 2 de agosto as inscrições para duas vagas de professor para a FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). A primeira delas, no Departamento de Tecnologia da Arquitetura, tem como área de conhecimento "Tecnologia do Design". A segunda vaga, para o Departamento de Projeto, tem como área de conhecimento "Programação Visual". Ambas os postos exigem o título de doutor e terão regime de turno completo, com salário de R$ 3.127,47. O regime de turno completo (RTC) corresponde a 24 horas semanais, em atividades de ensino, pesquisa e, sendo o caso, extensão. As inscrições deverão ser feitas pelo candidato ou seu procurador, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, na "Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos" da faculdade, na Rua do Lago, 876 (Cidade Universitária), São Paulo. Mais informações pelos telefones (11) 3091-4536 e (11) 3091-4798, e-mail academicafau@usp.br ou no site www.fau.usp.br/concursos.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Philippe Starck




Olha eu fazendo graça com o espremedor de limão do Philippe Starck. O produto realmmente é fenomenal.

sábado, 26 de junho de 2010

Relançamento de "Filme Cultura"

Acontecerá no dia 1º de julho, no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e, no dia 2, na Livraria Cultura Pompeia, em São Paulo, o relançamento da revista "Filme Cultura". Será lançada uma coleção fac-similar em cinco tomos, reproduzindo as 48 edições da revista publicadas entre os anos de 1966 e 1988, sendo que o número 49, comemorativo, foi editado em 2007, e a edição nº 50 em abril deste ano. Ao lado da coleção histórica, será lançado, nas mesmas datas, o número 51 da revista, estando já assegurada a publicação de mais quatro edições. Mais significativa revista brasileira sobre cinema, "Filme Cultura" continha críticas, ensaios, pesquisas, entrevistas e perfis, além de artigos técnicos e sobre o mercado cinematográfico, destacando-se ainda pelo importante material iconográfico sobre a história do cinema brasileiro que compilou. O projeto de preservação, realizado pelo CTAv/MinC (Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura), em parceria com o Instituto Herbert Levy teve a participação de Marcellus Schnell (form. Esdi 1991), como designer da revista e da edição fac-similar. A partir do dia 1º de julho o conteúdo da coleção também estará publicamente disponível no site: www.filmecultura.com.br.

Pêmio "Senai-SP Excellence Design"

Podem ser feitas até o dia 13 de julho as inscrições para o prêmio "Senai-SP Excellence Design". O prêmio tem como meta valorizar o design como elemento estratégico de inovação, de competitividade, de sustentabilidade e de melhoria da qualidade de vida. A premiação é aberta a produtos industrializados, fabricados e produzidos por empresas legalmente constituídas no estado de São Paulo e/ou por profissionais paulistas da área de design. Os produtos inscritos devem ter estado inseridos no mercado no período de janeiro de 2007 a maio de 2010. Os participantes podem inscrever quantos produtos desejarem, cada um deles em apenas uma das quatro categorias disponíves: "ambiente", "corpo", "inter-relações" e "transformação". As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, disponível no site do evento, preenchendo-se a ficha de cadastro e anexando até três fotos do produto. A efetivação da inscrição ocorrerá com o envio ao Senai São Paulo Design, via correio, de CD-ROM contendo o memorial descritivo em arquivo PDF e as três fotos do produto em alta resolução. Os produtos inscritos serão avaliados por um júri convidado pela secretaria executiva do prêmio. O julgamento será realizado em duas fases: na primeira, eliminatória, serão selecionados finalistas que receberão o selo "Senai-SP Excellence Design". Na segunda fase, os finalistas deverão enviar o produto físico em local a ser indicado pelo Senai São Paulo Design, para serem apresentados na exposição do prêmio. Além dos troféus ouro, prata e bronze, entre os finalistas será concedido pelo júri técnico um prêmio especial para os produtos que se destacaram em cada um dos seguintes temas: design sustentável, design universal, material e inovação. Haverá ainda um troféu e certificado concedido por votação popular. Mais informações, regulamento e formulário de inscrição no site: premiodesign.sp.senai.br.

Inscrições prorrogadas para o "Ideaflow 2010"

Foram prorrogadas até o dia 12 de julho as inscrições para o concurso internacional "Ideaflow: Future Speed", promovido pela SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français). Os projetos concorrentes devem propor alternativas para a aparência externa e leiaute interno dos trens do futuro, atendendo à questão "Como você imagina as viagens em trens de alta velocidade em 2041?". Os interessados devem se inscrever e submeter seus projetos, em forma de imagens, vídeos ou textos, no site do evento. Mais informações e regulamento no site: ideaflow.sncf.com.

"2º Prêmio Objeto Brasileiro"

Podem ser feitas até o dia 12 de julho as inscrições no 2º Prêmio Objeto Brasileiro. O concurso pretende incentivar a produção artesanal contemporânea no país, valorizando a relação entre o artesanato e o design. Designers, artesãos, arquitetos e artistas, estudantes e demais interessados podem inscrever objetos ou produtos criados a partir de janeiro de 2008, em apenas uma das quatro categorias disponíveis. Os trabalhos selecionados pelo júri de profissionais de design, artesanato e maio ambiente serão divulgados a partir do dia 23 de agosto. Na categorias "Objeto de produção autoral" e "Objeto de produção coletiva", os primeiros colocados receberão R$ 5 mil, enquanto aqueles escolhidos em segundo lugar receberão R$ 2.500,00. Já na categoria "Ação sócio-ambiental" os prêmios serão R$ 10 mil e R$ 5 mil, respectivamente, para o primeiro e segundo colocado. Na categoria "Novos projetos" serão distribuídos três prêmios de R$ 1.500,00, para a produção de protótipo. Haverá ainda menções honrosas e certificados, sendo que o júri selecionará os trabalhos que integrarão a exposição "2º Prêmio Objeto Brasileiro". Mais informações, regulamento e ficha de inscrição no site: premio.acasa.org.br.

Exposição "Encantadores da Sucata"

Pode ser visitada, até o dia 9 de julho, no Crab (Centro de Referência do Artesanato Brasileiro), a exposição "Encantadores da Sucata". A exposição, resultado do projeto "Território criativo de Santa Teresa", apoiado pela área de Economia Criativa do Sebrae/RJ, apresenta ideias de criadores do bairro de Santa Teresa que transformam o lixo e a sucata em novas possibilidades de expressão e negócios. A pesquisa, coordenação do catálogo e projeto da exposição foram realizados pelas designers Maristela Pessoa (form. Esdi 1989) e Jac Carrara. A mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, no Crab, que fica na Praça Tiradentes, 71 (Centro). Mais informações no site; artesanatosebrae.blogspot.com.

Conferência "DRS2010" no Canadá

Acontecerá entre os dias 7 e 9 de julho, na cidade canadense de Montreal, a conferência internacional DRS2010. Promovida pela DRS (Design Research Society) e aberta a toda a gama de disciplinas do design e de pesquisas na área, a conferência terá o tema "Design e complexidade", o qual pretende ser ponto de partida para a troca de ideias sobre a pesquisa contemporânea em design. Haverá palestras, sessões de apresentação de trabalhos e a mesa redonda "Building bridges", em que profissionais e pesquisadores debaterão modos de fortalecer a conexão entre a prática e a pesquisa em design. Entre os participantes estará o designer e pesquisador Mauro Pinheiro (form. Esdi 1995) que, na sexta-feira, dia 9, apresentará seu trabalho "Designing for the periphery of our attention: a study on ambient information systems". As inscrições custam, em dólares canadenses, 740$ ou, para estudantes, 490$, e devem ser feitas pelo site do evento. A conferência será realizada na Escola de Desenho Industrial da Universidade de Montreal, que fica no Chemin de la Côte-Ste-Catherine, 2940 (Outremont), Montreal, Canadá. Mais informações no site: www.drs2010.umontreal.ca.

Chamada de projetos para bienal de criatividade

A Secretaria de Cultura do município do Rio de Janeiro receberá, até o dia 5 de julho, propostas de trabalhos explorando novas mídias e tecnologias, elaboradas por profissionais de artes plásticas, audiovisual, design ou arquitetura. Os projetos selecionados serão indicados para participação, na "Creativity World Biennale 2010", que será realizada a partir de 15 de novembro em Oklahoma City, capital do estado norte-americano de mesmo nome. Dois dos projetos indicados serão selecionados pelos organizadores da bienal para integrar o evento, cujo tema será "New processes, new approaches, new art", e ficarão expostos durante três meses, aparecendo ainda no material gráfico da bienal. Os projetos devem ser encaminhados para a Subsecretaria Municipal de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design, que fica na Rua Gago Coutinho, 52/3º andar (Laranjeiras). O aviso foi publicado no dia 24 de junho no Diário Oficial do município,à pág. 176, e pode ser consultado no site: doweb.rio.rj.gov.br. Mais informações pelo e-mail centrocariocadesign@gmail.com.

"Coleção Tuiuiu" em São Paulo

O IAC (Instituto de Arte Contemporânea), de São Paulo, abriga, até o dia 4 de julho, a mostra "Versões do modernismo", que apresenta a coleção Tuiuiu, de Luís Antonio de Almeida Braga, a qual traça um panorama da arte brasileira no século 20, com trabalhos de Alberto Guignard, Alfredo Volpi, Lygia Clark e Franz Weissmann, entre outros importantes artistas do país, pretendendo abranger desde o primeiro modernismo de Tarsila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro até os experimentos contemporâneos de artistas como Antonio Dias, Rubens Gerchmann e Waltércio Caldas. A exposição, que traz mais de 40 obras, inicia a série "Olhar do Colecionador", com a qual o instituto levará ao público coleções privadas e obras dificilmente exibidas em museus ou galerias de arte. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00, e aos domingos, das 12h00 às 17h00. O IAC fica na Rua Maria Antonia, 242, Edifício Joaquim Nabuco (Vila Buarque), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3255-2009 ou no site: www.iacbrasil.org.br.

Chamada para conferência de design e artes gráficas

Podem ser enviados até a quinta-feira, 1º de julho, resumos para a 1ª Cidag (Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas), cujo tema é "desafios tecnológicos para o design e a produção gráfica". A conferência acontecerá entre os dias 27 e 29 de outubro, em Lisboa, e contará com a presença de especialistas de empresas e fabricantes, de universidades e escolas superiores, de institutos de pesquisa em áreas associadas ao design e à produção gráfica. Os artigos podem focar quatro áreas: design, produção gráfica, novas fronteiras e novos desafios, e devem ser enviados por e-mail, seguindo a formatação especificada. Já as inscrições para participação no evento poderão ser feitas até o dia 30 de setembro e, com desconto, até 31 de julho. Mais informações no site: www.cidag.com.pt.

"Tipos Latinos 2010" em São Paulo

Será inaugurada neste sábado, 26 de junho, no Centro Cultural São Paulo, a exposição da "4ª Bienal de Tipografia Latino-Americana", que apresenta os resultados do processo seletivo dos melhores trabalhos de tipografia dos países da região, realizado em Montevidéu no último mês de março. A mostra, que ficará em cartaz até 29 de agosto, tem como um dos seus destaques a família "Monarcha", do gaúcho Isac Correa Rodrigues, e também conta com mais sete trabalhos de brasileiros: "FS Jack", de Fernando Mello, com o britânico Jason Smith, "Arauto" e "Petra", ambas de Fernando Caro, "Vocês", de Ana Paula de Bragança Megda, com o argentino Pablo Ugerman, "Boneca de Pano PR", de Pedrina Reis, "Adriane Lux", de Marconi Lima e "Force", de Ricardo Esteves Gomes (MSc. Esdi 2010). Em São Paulo, além da exposição, haverá palestras e workshops com designers brasileiros e internacionais. A exposição poderá ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h00 às 18h00. O Centro Cultural São Paulo fica na Av. Vergueiro, 1000 (Paraíso), São Paulo. Mais informações no site: tiposlatinos.com/2010, onde pode ser lido comentário do designer Fabio Lopez (form. Esdi 2000, MSc. Esdi 2009), que representou o Brasil no júri da mostra.

Chamadas para a II Bienal Ibero-Americana de Design

Foram lançadas as chamadas para a BID 10 (II Bienal Ibero-Americana de Design), que acontecerá em Madri entre os dias 22 e 26 de novembro. A Bienal, organizada pela Central de Diseño da capital espanhola e pela Dimad (Asociación Diseñadores de Madrid), pretende destacar aspectos sociais do design ibero-americano e difundir os vínculos entre design o desenvolvimento dos 23 países participantes. Os trabalhos expostos deverão seguir os temas transversais desta edição do evento, que são "Design para todos" e "Design para o desenvolvimento". A primeira chamada, "Exposição BID 2010", é fechada e reunirá trabalhos indicados pelos membros da Comissão Assessora da BID, formada por representantes dos diversos países que integram o evento, e finalmente selecionados, no dia 12 de julho, pela mesma comissão, juntamente com os organizadores. Representam o Brasil na Comissão Assessora os designers Giovanni Vannuchi e Ruth Klotzel. A segunda chamada destina-se aos estudantes de design ibero-americanos, e éaberta a trabalhos de conclusão de curso ou projetos desenvolvidos em cursos de pós-graduação. Os trabalhos, realizados nos últimos três anos, devem ser apresentados por um professor e as inscrições devem ser feitas até o dia 24 de julho, mediante formulário que deverá ser enviado pela instituição de ensino. Pode ser inscrito um único trabalho por estudante ou por grupo, nas categorias "design gráfico", "design de produto", "design de interiores", "design de moda" ou "design digital". Os melhores trabalhos serão expostos na Bienal e poderão depois ser vistos no site do evento. Mais informações no site: www.bid-dimad.org.

Concurso Internacional de Design de Seul

Até o dia 13 de julho podem ser enviados trabalhos para a "Seoul International Design Competition 2010". O tema do concurso, "design for all" ou "design para todos", pretende promover uma sociedade mais igualitária por meio de propostas de design que sejam simples, convenientes e de uso agradável, sendo compartilhados por todos e removendo barreiras físicas e emocionais. As três categorias principais do concurso são "Produto para todos", "Comunicação para todos" e "Espaço para todos". É possível inscrever-se individualmente ou em grupo, submetendo no máximo dois trabalhos por categoria. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.designboom.com. O júri do concurso será composto por designers internacionais e membros da organização do evento. A cerimônia de premiação será realizada no dia 7 de outubro e distribuirá um total de US$ 26 mil entre os ganhadores, sendo o "Golden Haechi prize" o de premiação mais alta, de US$ 10 mil, para apenas um vencedor. Alguns dos outros prêmios variam de US$ 500 até US$ 2 mil, e todos incluem certificados. Os projetos vencedores serão expostos entre 17 de setembro e 7 de outubro, no Complexo Esportivo Jamsil, da capital coreana, durante a Feira de Design de Seul. Mais informações e regulamento no site: sdf.seoul.go.kr.

"Diseño contra la pobreza"

Podem ser inscritas até o dia 10 de julho propostas para a criação de projetos de design voltados para o combate à pobreza e à exclusão social. A iniciativa do Ministério da Cultura da Espanha, no âmbito do "Ano Europeu de combate à pobreza e à exclusão social", pretende selecionar propostas de espaços e equipamentos domésticos que apoiem pessoas em situações transitórias e ambientes temporários no processo de ressocialização. As inscrições são gratuitas e podem participar arquitetos, designers de interiores e de produto. Os projetos escolhidos integrarão uma exposição paralela à BID 10 (II Bienal Ibero-Americana de Design), no Museu Nacional de Artes Decorativas, de Madri, e os vencedores poderão ser objeto de contrato administrativo no valor de € 10 mil, para direção técnica da montagem expositiva da obra e cessão de direitos de propriedade intelectual e industrial. Mais informações no site: www.ideascontralaexclusionsocial.com.

Prêmio "Jovem Cientista" do CNPq

Podem ser feitas até o dia 30 de junho as inscrições para a 24ª edição do Prêmio "Jovem Cientista", cujo tema é "Energia e meio ambiente – soluções para o futuro". O objetivo do prêmio é instigar a investigação e criatividade para propor soluções sustentáveis de geração e uso de energia. Para participar, é preciso cadastrar-se no site do prêmio e enviar o trabalho até as 23h59 da data limite, além de preencher e anexar a ficha de inscrição. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora de sete membros oriundos da comunidade de ciência e tecnologia, designados pelo presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Na categoria "Estudante do Ensino Médio", os 1º, 2º e 3º lugares ganharão computadores, assim como suas escolas. Nas categorias "Estudante de Ensino Superior" os prêmios são R$ 10 mil, R$ 8.500,00 e R$ 7 mil, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro lugares. Já na categoria "Graduado", os prêmios são, respectivamente, R$ 20 mil, R$ 15 mil, e R$ 10 mil. Os orientadores receberão computadores. Na categoria "Mérito Institucional", cada uma das instituições de ensino superior e ensino médio que apresentar o maior número de trabalhos inscritos receberá R$ 30 mil. O pesquisador doutor com menção honrosa receberá R$ 15 mil e uma placa alusiva. A cerimônia de premiação acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília, contando com a presença do presidente da República e outras autoridades. Mais informações e regulamento no site: www.jovemcientista.org.br.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

II Semana de Pesquisa e Extensão - Famesul/UNIASSELVI



Mesa Redonda com o Professor Doutor Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo - (UFSC), Professora Doutora Eliete Auxiliadora Assunção Ourives, Professor Doutor Aluizio Haendchen Filho, Professor Mestre Marco Ogê Muniz e Professor Mestre Ernani José Schneider (Grupo UNIASSELVI/FAMESUL), durante a II Semana de Pesquisa e Extensão da Famesul/Uniasselvi). O tema era inovação social e sustentabilidade. O evento aconteceu na Famesul, cidade de Rio do Sul-SC.

domingo, 20 de junho de 2010

Panificadora Gabiroba




Numa dessas idas e vindas de Florianópolis a Rio do Sul, passamos por Ituporanga e visitamos a famosa Panificadora Gabiroba. Eu, Ricardo e Luana, também professores do Design Gráfico da Famesul. Nos deliciamos com os maravilhosos doces da panificadora. Realmente uma delícia!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasileiros conquistam iF Communication Design Award 2010




A Tatil Design, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a BrainBox Design, com sede em Curitiba, são as duas agências de publicidade brasileiras que tiveram trabalhos contemplados entre os 499 ganhadores do iF Communication Design Award 2010, versão do prestigiado prêmio europeu dirigida ao setor de comunicação. Essa edição reuniu 1.687 concorrentes, entre projetos de designers e publicitários, oriundos de 26 países, todos em busca do selo conhecido como o Oscar do Design. A expectativa agora é pela cerimônia de premiação que acontece em 03 de setembro, no BMW Welt em Munique na Alemanha, quando o iF anunciará os 30 destaques que receberão os troféus iF Gold do concurso.

A Tatil Design venceu na categoria arquitetura corporativa, com o projeto do Bentô, restaurante fast-food do Rio de Janeiro (RJ), que tem como proposta uma reinvenção da culinária do Japão: alia o conceito de marmita (bentô) aos benefícios da saudável gastronomia oriental. Orientada pelo branding, a arquitetura funciona como uma extensão do conceito, num olhar contemporâneo do universo japonês.

A BrainBox Design também inovou com o Perfect Sun, fotoprotetor premiado na categoria embalagem. O realce do fator de proteção solar foi a solução gráfica que a agência encontrou para destacar, em meio a marcas já consolidadas, o novo produto da Apex, empresa catarinense do mercado de higiene e cosméticos. As vendas estaduais superaram em 65% a expectativa inicial, o que abriu espaço para a comercialização também em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Com este resultado, o Brasil prova que o investimento do iF no país está valendo a pena: há menos de um ano, o concurso estabeleceu um escritório representativo na cidade de Curitiba (PR), sob gerenciamento do Centro de Design Paraná. Com sede na cidade alemã de Hannover desde 1953, o prêmio tem ainda escritórios representativos em Munique, Taiwan e na Coréia.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Congresso de ensino de design na Argentina

Estão abertas até o dia 25 de junho as inscrições para o "Congresso Latinoamericano de Enseñanza del Diseño", evento que se realizará nos dias 27 e 28 de julho, na Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo, em Buenos Aires, Argentina. Será a primeira edição do evento, que é atiidade do "Foro de Escuelas de Diseño", que reúne mais de 200 instituições de ensino da América Latina e Península Ibérica. O congresso complementa ainda a agenda do "V Encuentro Latinoamericano de Diseño", que acontecerá no mesmo local entre 28 e 31 de julho. O congresso é dirigido a docentes, autoridades acadêmicas e pesquisadores que atuem no campo do design na América Latina, e se propõe a avançar na atualização da agenda de temas, reflexão compartilhada sobre problemas comuns e intercâmbio de experiências, além de contatos institucionais e pessoais, troca de materiais e elaboração de projetos interinstitucionais. As inscrições para participação nas atividades são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento. Os inscritos no congresso estarão também automaticamente inscritos no "V Encuentro Latinoamericano de Diseño", podendo participar de suas atividades. Mais informações e inscrições no site: www.palermo.edu/dyc/1024/congreso-latino/index.html.

Concurso de cartazes para conferência sobre clima

Estão abertas até o dia 19 de junho, em prazo estendido, as inscrições para o concurso que visa selecionar o cartaz de divulgação da Icid 2010 (Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas), a ser realizada em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 16 e 20 de agosto. A Icid reunirá formuladores de políticas públicas, cientistas e membros da sociedade civil para promover o desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas do mundo. O concurso de escolha do cartaz é aberto a participação de todos, sendo restrito a apenas um trabalho por participante ou grupo. Espera-se que o cartaz selecionado aborde as temáticas do evento, clima e mudanças climáticas, meio ambiente, desertificação e atividades humanas sustentáveis em regiões áridas e semiáridas. Os trabalhos devem seguir o formato 100 x 70 cm e poderão ser apresentados em formato eletrônico ou sobre papel. Os cartazes devem ser enviados para o CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) ou para o e-mail contact@icid18.org, dependendo da mídia utilizada no projeto. A comissão julgadora será formada por um representantes da Icid, do CGEE, do governo do estado do Ceará, e da Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará). Serão escolhidos cinco finalistas, que receberão um diploma de reconhecimento e terão seus trabalhos expostos durante a Conferência. O autor do cartaz classificado em primeiro lugar receberá a quantia de R$ 3 mil. Mais informações e regulamento do concurso no site: www.icid18.org.

Exposição sobre design de superfície

Pode ser visitada até a sexta-feira, 18 de junho, na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) a exposição sobre design de superfície, com trabalhos de Renata Rubim. O tema será ilustrado com lançamentos da designer nas feiras Revestir e Gift Fair, mostrando, além de projetos desenvolvidos para clientes, clipping de trabalhos de seus alunos. O objetivo é difundir e compartilhar conhecimentos sobre o design de superfícies e a interferência gráfica e material sobre estas, dando-lhes identidade própria. A entrada é gratuita e a visitação é guiada por alunos do curso de design da ESPM. A mostra pode ser visitada das 14h00 às 18h00 nas salas do 9º andar e biblioteca da escola, que fica na Rua do Rosário, 90 (Centro). Mais informações no site: institutoriomoda.blogspot.com.

Curso de embalagens sustentáveis em São Paulo

Acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho o curso "Design de Embalagens Sustentáveis 2010", realizado pelo IDDS (Instituto de Design para Desenvolvimento Sustentável) com o objetivo de analisar de forma imersiva, dinâmica e prática a importância do desenvolvimento de embalagens sustentáveis que, ao mesmo tempo, amenizem os impactos ambientais e tenham atrativo comercial. Nas discussões, serão levados em conta os processos e etapas desde a concepção da embalagem até seu descarte. Desta forma, pretende-se compreender as tendências de inovação na área e os requisitos necessários para a inserção de novos produtos no mercado. O curso é destinado a profissionais e estudantes de design, engenharia, comunicação e marketing, além de gestores ambientais e de produtos e quaisquer demais interessados no tema. A carga horária total é de 14 horas, com custo de R$ 450,00. Os encontros serão realizados, nos dias 17 e 18, das 19h00 às 23h00 e, no dia 19,o das 9h00 às 18h00, e acontecerão na Rua Bela Cintra, 409 (Cerqueira César), São Paulo. Mais informações pelo telefone(11) 3586-1828, e-mail info@idds.com.br ou no site: www.idds.com.br, pelo qual devem ser feitas as inscrições.

Curso de design em sustentabilidade

Podem ser feitas até esta terça-feira, 15 de junho, as inscrições para o programa "Educação Gaia: Design em Sustentabilidade" resultado da parceria da ONG "Terra Una" e do curso "Gaia education", que ocorre em mais de 20 países. O programa capacita profissionais a desenvolverem soluções criativas e eficientes para os complexos desafios à transição necessária em nossa sociedade, contribuindo para o planejamento e desenvolvimento da sustentabilidade através de uma abordagem aplicável a projetos, assentamentos, comunidades e áreas urbanas. O curso é voltado a educadores, gestores, empresas, ONGS, líderes comunitários, profissionais e estudantes de todos os ramos interessados na temática da sustentabilidade. A carga horária é de 216 horas, consistindo em quatro módulos -"social", "econômico", "ecológico" e "visão de mundo" - com 44 horas cada um, além de 40 horas de estágio. Todos os módulos ocorrem às quintas e sextas-feiras, das 19h00 às 22h30, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 18h30. Cada módulo tem custo integral de R$ 600,00, ou o "valor solidário" de R$ 450,00 para pessoas que não possam pagar o valor integral. Poderão ainda, dependendo do número de inscritos em cada faixa, ser oferecidas bolsas parciais. São 60 vagas, e todos os inscritos participarão de um processo de seleção. Para se inscrever, deve-se preencher a ficha de inscrição contida no site, e enviá-la para o e-mail gaia@terrauna.org.br. Após a confirmação, os selecionads deverão pagar taxa de inscrição de R$ 30,00. O programa ocorrerá na Escola Nacional de Botânica Tropical, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que fica na Rua Pacheco Leão, 2040 (Jardim Botânico). Mais informações e ficha de inscrição no site: www.gaiabrasil.net.

Revista Dobras No. 9 - Especial

sábado, 12 de junho de 2010

Cursos de Extensão em Gestão de Marcas e Branding

O diretor de arte e designer gráfico Beto Lima está à frente do curso de extensão em gestão de marcas e branding em duas instituições de ensino cariocas: a Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e a UVA (Universidade Veiga de Almeida). Na primeira, as aulas começam no dia 12 de junho (sábado) e na segunda em 06 de julho (terça-feira).

A iniciativa pretende oferecer um panorama sobre os princípios fundamentais para a construção de marcas e acerca do papel dos profissionais envolvidos no gerenciamento estratégico de marcas e campanhas. O curso é voltado a estudantes e profissionais de design, marketing, propaganda, publicidade e áreas correlatas. Inclui aulas expositivas, exercícios de brainstorming, apresentação de cases, execução de projeto e atividades complementares.

Serviços: Mais informações nos sites www.facha.edu.br/extensao e http://uvaonline.uva.br/mkt/site/curso,622,100,

_gestao_de_marcas_branding_extensao.html.

Voxel Show - Conferência de Arquitetura e Design de Produto


Dirigido aos setores de Arquitetura, 3D, Produto, Maquete Eletrônica, Animação, Design de Interiores, Design Mobiliário, Cenografia e Design de Vitrines, o Voxel Show é um evento que tem por objetivo fomentar a criação nacional. Técnica, dicas e finalização formam a temática da conferência, que ocorre anualmente na cidade de São Paulo (SP).

Esse ano o Voxel Show acontecerá em 12 de junho de 2010 (sábado) e trará quatro renomados palestrantes de segmentos específicos da arquitetura e do design nacional para dissertar e, principalmente, ensinar os conceitos aplicados em suas trajetórias no mercado de trabalho.

Serviço: Para mais informações acesse www.voxelshow.com.br.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Atenção estudantes de design: vagas abertas para monitores na Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba

A Bienal Brasileira de Design 2010 - Curitiba está selecionando estudantes de design para atuar como monitores nas mostras do evento, no período de 30 de agosto a 31 de outubro. É desejável que os candidatos estejam matriculados a partir do quarto período da graduação em design; possuam noções de inglês e espanhol; mostrem-se comunicativos, disciplinados e pró-ativos.

A seleção será realizada pela Universidade Positivo e os interessados devem enviar uma mensagem para bienal.monitoria@centrodedesign.org.br, a fim de receber mais orientações, bem como o formulário padrão de candidatura. O prazo para envio do formulário é 30 de junho.

Os convocados vão receber treinamento específico, bolsa de estágio pelo período de 4 horas diárias de serviços e certificado de extensão universitária. O trabalho acontecerá em regime de turnos, de terça a domingo, das 13h até 20h30, com folgas às segundas-feiras. Você, que é estudante, não perca essa oportunidade de fazer parte da Bienal e contribuir para que Curitiba respire design em 2010. Em breve, mais informações no www.bienalbrasileiradedesign.com.br.