domingo, 31 de maio de 2009

NDesign Pernambuco 2009


Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (NDesign). O evento será realizado entre os dias 18 e 25 de julho, em Pernambuco - a previsão é de reunir mais de três mil estudantes de todo o Brasil. Pelo site oficial do NDesign é possível se inscrever para participar das atividades ou mesmo se candidatar a ministrar algumas ações. Os preços das inscrições variam de acordo com a data em que o participante se inscreve. O tema deste ano é "Design Social". A organização propõe a discussão de uma nova abordagem do design, que leve em consideração fatores como inclusão social e sustentabilidade, a interação entre design e sociedade. Entre as atividades que deverão acontecer no NDesign estão o Expobit, onde os estudantes expõem sua produção acadêmica; mesas redondas, oficinas, plenárias, rodadas de portfólios, seminários, desfile de moda e bazar. A base do Encontro será em Olinda, na faculdade Aeso-Barros Melo, mas o evento terá atividades em outras cidades do estado: na vizinha Recife e ainda em Caruaru e Cabo de Santo Agostinho. Por isso, é a primeira vez que um estado é considerado a sede do ENE em vez de uma cidade.
Informações e inscrições

sábado, 30 de maio de 2009

Inovação Social por Ezio Manzini / Social Innovation by Ezio Manzini



Inovação Social por Ezio Manzini, gravado no Service Design Symposium em Copenhagen.

mais informações:
www.ciid.dk/symposium

Social Innovation by Ezio Manzini, recorded at the Service Design Symposium in Copenhagen.

more information:
www.ciid.dk/symposium

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Guarda do Embaú


Linda Guarda do Embaú, Palhoça, SC, Brasil.
Beautiful Guarda do Embaú, Palhoça, State of Santa Catarina, Brazil.

domingo, 24 de maio de 2009

Talento Volkswagen Design 2009



Estão abertas as inscrições do concurso Talento Volkswagen Design 2009.

TEMA

"VW urbano"

O VW urbano em 2029:

- Prazer de dirigir e privacidade

- A Era Verde

O que você espera do amanhã?

O Talento VW Design 2009 abre caminho para a reflexão sobre o futuro próximo, visando estimular propostas de veículos que tenham como principal finalidade otimizar as relações de tráfego e trânsito, permitindo essencialmente o prazer de dirigir e a privacidade do indivíduo, e incluindo a minimização dos impactos ecológicos e sociais tanto na produção quanto na circulação dos mesmos.

Cronograma:


1. Shape Design
1ª fase
Inscrições e envios de trabalhos
de 04 de maio a 31 de julho
Anúncio de 15 finalistas para a 2º fase
17 de agosto
2ª fase
Teste de aptidão
18 de setembro
Anúncio de 10 finalistas para final
29 de setembro
Fase Final e Premiação
Apresentação e defesa do projetoe divulgação dos vencedores
27 de novembro

2. Design de Acabamentos: Color & Trim
1ª fase
Inscrições e envios de trabalhos
de 04 de maio a 31 de julho
Anúncio de 10 finalistas para a 2º fase
17 de agosto
2ª fase
Teste de aptidão
25 de setembro
Anúncio de 05 finalistas para final
29 de setembro
Fase Final e Premiação
Apresentação e defesa do projetoe divulgação dos vencedores
27 de novembro

**Todas as despesas de viagem, translado e hospedagem são de responsabilidade do participante**

**Todas as datas estão sujeitas a alterações, conforme necessidade da comissão organizadora**

Mais informações em:

http://www.vwbr.com.br/design/

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Comunidade Colaborativa Criativa



O projeto de pesquisa "Comunidade Colaborativa Criativa", desenvolvido pelo Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (Nas DESIGN) iniciou sua fase de Pesquisa-ação. Isso ocorreu por meio da dissertação de mestrado "A prática sistêmica do design em comunidades tradicionais locais como forma de promoção de inovações sociais: caso Guarda do Embaú", do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Gestão Estratégica do Design Gráfico; desenvolvido pelo mestrando Marco Ogê Muniz, sob a orientação do professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo.

Ogê está convivendo com a comunidade da Guarda do Embaú num processo de Pesquisa-ação. Em contrapartida, o mestrando oferecerá um curso de inclusão digital aos moradores tradicionais locais. De agora em diante, alguns passos do processo serão postados aqui.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability


Hoje foi lançado o site do projeto DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability (Design para Inovação Social e Sustentabilidade).
Today it launched the website of the project DESIS 09 - Design for Social Innovation and Sustainability.

domingo, 17 de maio de 2009

Ronaldo Fenômeno (entrevista sabatina)

Trechos da entrevista de Ronaldo Fenômeno na sabatina da Folha de São Paulo.

sábado, 16 de maio de 2009

Sandra Ramalho e Oliveira


Hoje dedico uma sessão especial a professora Dra. Sandra Regina Ramalho e Oliveira. Em 2006, ela participou da minha banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), "Estudo da Conformação Comunicativa dos Produto", e me incentivou a seguir para o Mestrado e ingressar na carreira acadêmica. "Tu tens o perfil", dizia ela. Agradeço até hoje por esse conselho.
Sandra Ramalho é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUCSP (1998 e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (1986). Fez pós-doutoramento na França na área de Semiótica Visual, sob a direção de Andrea Semprini (2002). Atualmente é pesquisadora e professora de Ensino Superior da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, atuando na graduação em Artes Visuais e em Design e no Programa de Mestrado em Artes Visuais como professora e orientadora. É Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Educação do CNPq e membro da InSEA (International Society of Education through Art), ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), AICA (Association Internationale de Critiques d'Art) e ISVS (International Association of Visual Semiotics), do CRICC (Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions) da Université Paris 1- Panthéon-Sorbonne, do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Santa Catarina, da Comissão Municipal de Arte Pública de Florianópolis e do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina. Pesquisa nas áreas de Semiótica Visual, Ensino de Arte e Teoria e Crítica da Arte. Entre diversas publicações é autora dos livros "Imagem também se lê", "Moda também é texto" e organizadora, com Sandra Makowiecky, de "Ensaios em torno da Arte". Foi Diretora Geral do Centro de Artes da UDESC (1999-2001), Pró-Reitora de Ensino de Graduação (1990-1994) e Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Comunidade da mesma Universidade (2003). Foi presidente da ANPAP/Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (gestão 2007-2008).
Como se não bastasse, ela fez Post-doc na Université Des Sciences Et Technologies de Lille, além de ser: 1 - Ex-Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP (Gestão 2007-2008)2 - Membro da Association International de Critiques d'Arte - AICA3 - Membro da ABCA, Associação Brasileira de Críticos de Arte 4 - Membro da Associação Internacional de Semiótica Visual5 - Consultoria para Editora da UFSM6 - Membro Instituidor da Fundação Jerônimo Coelho, mantenedora da TV Cultura de Florianópolis7 - Membro Institudor do Instituto Carl Hoepcke8 - Membro da International Association of Education through Art/InSEA.
Segue abaixo, para divulgação, o e-mail que recebi da professora:
A Fundação Cultural Badesc lança no dia 20 de maio, às 18h30, os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas” e “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, ambos publicados pela editora da Udesc e organizados pelas professoras Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Udesc. O primeiro livro é uma coletânea de textos que registra a construção da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, a ANPAP, desde a sua fundação na década de 1980 até 2008, incluindo a atuação de todos os ex-presidentes. O livro é uma das formas de comemorar o aniversário de 20 anos, contando um pouco da história das pessoas que destinaram seu empenho e seu tempo para a criação e a consolidação da ANPAP, entidade que é pilar fundamental na construção da excelência da pesquisa em arte no Brasil. A segunda obra também é uma coletânea de textos, mas com os resultados das análises das produções acadêmicas dos pesquisadores filiados à Anpap nos últimos 10 anos. São cinco textos críticos escritos por seis estudiosas de arte que, na opinião das organizadoras da obra, tem estilos distintos e abordagens diferentes, que conferem “ritmo e movimento ao livro, em seu todo”. Segundo Sandra Makowiecky e Sandra Ramalho, cada autora mostra uma autocrítica de sua subárea, algumas vezes, deixando a reflexão a cargo do ouvinte, agora leitor; outras vezes, apresentando uma crítica contundente mesmo; ou ainda, em alguns momentos, usando a estratégia da ironia para a autocrítica. O livro contém ainda análises da demanda por financiamento na área de artes no CNPq e na CAPES. Os livros “Uma História da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 144 páginas, R$ 20,00. “O Estado da Arte da Pesquisa em Artes Plásticas no Brasil”, organizado por Sandra Regina Ramalho e Oliveira e Sandra Makowiecky, editora da Udesc, 79 páginas, R$ 20,00.
Sandra Ramalho
Sandra Makowiecky
Fundação Cultural BadescRua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis
(48) 3224-8846
Lena Peixer
diretora de artes e eventos
Jeferson Lima
assessoria de imprensa

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Diseño para la innovación social (Chile) / Design for social innovation (Chile)*


Iniciativa/ Main Project
La idea principal de esta iniciativa es exponer los proyectos que se están realizando desde el diseño con fines sociales. Mejorar la calidad de vida de las personas, aminorar brechas entre ricos y pobres, realizar iniciativas de sustentabilidad ambiental, entre otros. Esperamos que este sitio trascienda al diseño y se transforme en algo de lo que podamos hablar y hacernos cargo desde nuestro propio contexto.
Contexto para la innovación social en Chile (Mínimo UTPCH/ DNOPUC)
Chile es un país de economía emergente, así como lo es Asia, África y el resto de Latinoamérica. Muchas empresas se han interesado en este hecho y focalizan sus esfuerzos en “conquistar” estas economías durante los próximos 10 años (Unilever, Nokia, Simens, Microsoft, etc.). Identificando esto, un grupo de economistas desarrollaron el concepto “Fortuna en la Base de la Pirámide” (Ck Prahald, Stuart Hart World Resources Institute: Strategy and Business issue 26 (revista digital) www.digitaldividend.org/pdf/bottompyramid.pdf , 2006.), entendiendo que los quintiles más pobres de la sociedad (la base) son mercados rentables a los cuales afectar, ya que son amplios en número de personas (4.000 millones de personas en el mundo), tienen necesidades básicas irresueltas (necesidades de diseños y productos) y son reconocidos consumidores de valor.
Context for Social Innovation in Chile
Chile is a country with an emerging economy, such as Asia, Africa and the rest of Latin America. Many enterprises had been interested in this fact, focusing their efforts in “conquering” these economies in the next 10 years (Unilever, Nokia, Siemens, Microsoft, etc.). Identifying this, a group of economists developed the concept “Fortune at the Bottom of the Pyramid (Ck Prahald, Stuart Hart World Resources Institute: Strategy and Business issue 26 (revista digital) www.digitaldividend.org/pdf/bottompyramid.pdf , 2006.), understanding that the poorest people in society (the bottom tiers) are profitable markets to affect. They are wide in number (4.000 thousands of people in the world), they have basic unresolved necessities (need for design and products) and they are recognized as valuable consumers.
Desde el diseño nos hacemos cargo

Es por ello que desde el diseño y la multidisciplina, nos hemos hecho cargo de ir catalizando a distintos actores del escenario nacional e internacional para explorar estos temas y posicionarlos oportunamente en el país, teniendo la convicción que se puede generar un impacto social considerable con las soluciones desarrolladas, emprendimientos sustentables para las empresas y un nicho nacional de diseño. Nuestra filosofía de investigación, plantea que sólo desde el estudio metódico de las personas (investigación centrada en el usuario + Design Thinking), se podrán vislumbrar sus necesidades, las que acotadamente se resuelven desde la creatividad y la creación de productos o servicios. A partir de esto se desarrollan iniciativas que además de ser soluciones que potencian las actividades de los usuarios, deben considerar el entorno económico del país y del segmento, por lo que las estrategias de canales de distribución, de una escala de valor atingente y entender los propios comportamientos de compra o de adquisición actuales de las personas, supone ser la clave para poder mejorar la calidad de vida de los usuarios generando rentabilidad a las empresas, es decir, generar soluciones aplicables e integrales.
We get involved through design.
From design and multidisciplinary research, we have been in charge of catalyzing different actors in the national and international scene to explore these topics and position them right away in the country. We have the conviction that we can generate high social impact with the developed solutions, sustainable venture initiatives for enterprises and the creation of a niche for Chilean design. Our research philosophy stands that methodic user centered studies helps us to identify necessities which, straitened, are solved through creativity, product and service design. From these facts, the solutions developed do empower the user activities. They should understand the economic environment of the country and the segment. The solutions should consider the “Distribution Channel Strategy”, including the own acquisition and shopping behavior that the user has. This is supposed to be the key to improve the quality of life of the users generating high profitability to the enterprises. In summary, make great design solutions that can be applied in the market.
* texto extraído, na íntegra, do site: http://www.innovacionsocial.cl/

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bauhaus Archiv museum fur gestaltung

Português
Quando estive em Berlim, visitei o Bauhaus Archiv museum fur gestaltung. Toda aquela história que ouvíamos na faculdade sobre a Bauhaus e tudo que lemos nos livros sobre a escola puderam ser observadas de perto. A sensação é inexplicável, só indo pessoalmente para conferir. Vi obras de Wassily Kandinsky, Walter Gropius, Marcel Breuer, Max Bill, etc. Um verdadeiro mergulho aos pioneiros da história do design.
English
When I was in Berlin, I visited the Bauhaus Archiv Museum fur Gestaltung. Every story that I heard in college about the Bauhaus and all the books that we read about the school could be observed closely. The feeling is inexplicable, only going to give personally. I saw works of Wassily Kandinsky, Walter Gropius, Marcel Breuer, Max Bill, etc.. A true pioneer in the diving history of design.

sábado, 9 de maio de 2009

Victoria Thoresen



Português
Em Berlim conheci a presidente da CCN, Victoria Thoresen, que me recebeu com cordialidade. Victoria Thoresen Wyszynski é Professora Associada de Educação no University College, em Hedmark, Noruega, e gestora de projecto da Consumer Citizenship Network (Rede de Cidadania do Consumidor). Thoresen tem se especializado no desenvolvimento curricular, na educação global, na educação para a paz, o no valor de base da educação, na aprendizagem ao longo da vida e na educação dos consumidores. Além de muitos anos de experiência como professora e professora formadora, Thoresen foi membra do conselho nacional norueguês de revisão do currículo nacional do país e também um membra do Comité Nacional Norueguês para a educação dos consumidores. Thoresen, escreveu livros didáticos para as escolas de formação de professores e tem funcionado como consultora internacional educacional. Ela é, atualmente, assistente do PNUMA e da U.N. Marrakech Process Task Forces no desenvolvimento de um currículo de base para a educação para o consumo sustentável. Por anos, ela foi presidente do conselho de administração do Centro Norueguês da Paz e membra da National Spiritual Assembly of the Baha’is da Noruega. Thoresen tem a função também de perito internacional contribuindo para a criação de normas internacionais (26.000) para a Responsabilidade Social. Foi um prazer!

English
In Berlin I met the president of CCN, Victoria Thoresen, who received me with warmth. Victoria Wyszynski Thoresen is Associate Professor of Education at the Hedmark University College in Norway and project manager of the Consumer Citizenship Network. Thoresen has specialized in curriculum development, global education, peace education, value-based education, lifelong learning and consumer education. In addition to many years of experience as a teacher and teacher trainer, Thoresen has been a member of the Norwegian national board for revision of the country’s core curriculum and also a member of the National Norwegian Committee for consumer education. Thoresen has written textbooks for schools and teacher training and has functioned as an international educational consultant. She is presently assisting UNEP and the U.N. Marrakech Process Task Forces in the development of a core curriculum for education for sustainable consumption. For a number of years she was chairman of the board of the Norwegian Peace Center and a member of the National Spiritual Assembly of the Baha’is of Norway. Thoresen functions also as an international expert contributing to the creation of International Standards (26000) for Social Responsibility. It was a pleasure!.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

LOLA Project Brazil


Português
Está no ar o site do projeto LOLA Brasil, através da plataforma habilitante SEP - Sustainable Everyday Project. Lá estarão postadas as ações LOLA desenvolvidas pelos embaixadores brasileiros.
Link:
English
Its online the site of the project LOLA Brazil, through the enabling platform SEP - Sustainable Everyday Project. There will be posted LOLA actions taken by Brazilian ambassadors.
Link:

terça-feira, 5 de maio de 2009


Português
Hoje resolvi falar sobre meu ilustre orientador: o professor Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo. Ele é Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor do Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica (PósDesign) e da graduação em Design da UFSC, pesquisador do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (Nas DESIGN) e Embaixador-LOLA no Brasil.
Seu ativismo social e ambiental é admirável, chegando ao ponto de se tomar a atitude de acorrentar-se a uma árvore para impedir que ela fosse derrubada.
As pesquisas acadêmicas também são inúmeras. Ontem o professor me contou que já participou de mais de 200 bancas (incluindo graduação, mestrado e doutorado). Tenho orgulho de ser seu orientando de mestrado.
English
Today I decided to talk about my illustrious professor: Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo holds a Doctor’s degree in Production Engineering, bestowed on him by the Federal University of Santa Catarina (UFSC), in Brazil, where he presently is a faculty member, teaching both at the Graduate Program of Design and Graphic Expression (PósDesign), and at the undergraduate course of Graphic Design. He is a researcher of the Systemic Approach of Design Center (Nas DESIGN) and LOLA Ambassador.
Its social and environmental activism is admirable, even to the point of taking the attitude of shackle themselves to a tree to prevent it being overturned.
The academic research are also numerous. Yesterday the professor told me that already participated in more than 200 stalls (including graduate, masters and doctorate). I am proud to be your advisor of master's degree.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

LOLA brocure para download


O livro sobre o projeto LOLA “LOLA: Looking for Likely Alternatives. A didactic process for approaching sustainability by investigating social innovation”edited by François Jégou, Victoria Thoresen, Ezio Manzini, 52 colour pages,SEP/CCN, March 2009, está disponível para download na plataforma habilitante do projeto.
O capítulo "LOLA for Eco-design courses in Brazil", escrito pelo prof. Dr. Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo e pelo mestrando Marco Ogê Muniz conta a história da implementação da LOLA em Florianópolis.
Link:

domingo, 3 de maio de 2009

Arthur Dahl e Emanuela Emilia Rinaldi


As apresentações de Arthur Lyon Dahl, "The Financial Crisis and Consumer Citizenship", e de Emanuela Rinaldi, "Putting money into teenagers’ hands: from economic socialization studies to actions for promoting responsible consumption", fizeram parte da sessão temática "Track 1: Understanding Consumer Citizenship Behaviour" da sexta CCN Conference.
Arthur Dahl é Presidente do International Environment Forum,Coordenador do Environmental Diplomacy Programme; faz parte do Conselho Diretivo do European Bahá'í Business Forum, do Conselho de Administração do Global Islands Network, é parceiro do Values-based indicators project, responsável pelo Islands Web Site, é ex-coordenador do UN System-Wide Earthwatch, auxilia na organização do Integrated Global Observing Strategy (IGOS) Partnership, é ex-diretor da UNEP Coral Reef Unit, ex-diretor adjunto da UNEP Regional Seas Programme.
Emanuela é Doutora pela Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália. Ela estuda temas relacionados a caminhos de socialização econômica, relação de adolescentes com as novas tecnologias (celular), sociologia do dinheiro e a educação dos consumidores, sociologia do turismo, assim por diante.
Ambos deram um show de conhecimento em seus discursos. Foi um prazer assistí-los e tirar essa fotografia com eles.